Curta nossa página

Política

Transformando vidas de idosos em Ceilândia e Sol Nascente

Publicado

Foto/Imagem: Ana Beatriz/Instituto Mover da Vida
Reporter: Marta Borges

Uma iniciativa que celebra a vida e promove a saúde tem mudado o dia a dia de centenas de idosos em Ceilândia e Sol Nascente, no Distrito Federal. O projeto “Melhor Idade no Esporte”, uma parceria inspiradora entre a Procuradoria do Idoso da Câmara Legislativa (CLDF) e os institutos Mover da Vida e Casa do Sol, oferece aulas gratuitas de treinamento funcional adaptado, provando que é possível envelhecer com mais qualidade, alegria e autonomia.

A visão por trás do projeto é clara: investir na prevenção é fundamental. O procurador especial do idoso, deputado Chico Vigilante (PT), ressalta o impacto da iniciativa na saúde pública. “Isso é um trabalho preventivo, que vai fazer com que a gente diminua os gastos com a saúde e diminua a necessidade de leitos hospitalares no Distrito Federal.” Ele destaca a economia gerada, especialmente considerando o alto custo de uma diária de UTI, que pode chegar a R$ 45 mil.

Mais do que exercício: Uma nova perspectiva de vida

Os benefícios vão muito além da saúde física. Ágata de Sales, agente comunitária de saúde e gerente substituta da UBS do Sol Nascente, celebra os resultados: “Nós tínhamos essa demanda, de promover saúde além de tratar somente a doença. O projeto veio muito a agregar. Os pacientes tiveram melhora na qualidade de vida, nos níveis de pressão, de glicose e na qualidade da saúde mental.”

Histórias como a de Josefa Silva, 60 anos, ilustram o sucesso do projeto. Após a perda do marido, Dona Josefa enfrentava depressão e ansiedade. As aulas não só a ajudaram a recuperar a mobilidade e perder peso, mas também a resgatar a alegria de viver. “Hoje me perguntam: ‘Dona Josefa, o que está acontecendo com a senhora? Está mais bonita, mais alegre, mais feliz.’ E eu digo: ‘Sabe o que é isso? É Deus e a ginástica!’”, compartilha, radiante. Ela agora dorme melhor, tem mais disposição e realiza tarefas que antes dependiam de seus netos. “Quando eu cheguei aqui, eu estava sem poder ajoelhar, sem poder levantar o braço, sem poder agachar e agora já estou fazendo tudo isso”, comemora.

Patrícia de Araújo, 59 anos, presidente do Instituto Casa do Sol e participante ativa, também testemunha a transformação. Com a prática dos exercícios, Patrícia, que passou por uma cirurgia bariátrica e perdeu quase 100 quilos, conseguiu fortalecer e definir o corpo, evitando uma cirurgia reparadora nas pernas. Ela observa ainda que o projeto “Melhor Idade no Esporte” tem sido um motor de integração e alegria para toda a comunidade do Sol Nascente.

Um modelo de cuidado integral e comunitário

A Dra. Sophia Molina, médica residente que estuda medicina de família e comunidade, produziu um documentário com depoimentos emocionantes dos participantes. Ela confirma os resultados: “Eles melhoraram a saúde em todos os aspectos. As pessoas dizem estar se sentindo mais dispostas, tinham mais energia para fazer suas atividades e haviam controlado doenças que elas já tinham, como diabetes, hipertensão, depressão, ansiedade e artrite”. Para a Dra. Molina, ações como essa são essenciais para o sucesso das práticas médicas e para resultados duradouros.

Teresa de Oliveira, enfermeira e gerente da UBS do Sol Nascente, avalia que as aulas promovem uma abordagem completa: saúde aliada à atividade física, interação social e lazer, resultando em uma significativa redução na procura por atendimentos de urgência entre os idosos participantes.

O engajamento comunitário superou todas as expectativas. Inicialmente planejado para 100 idosos, o projeto já atende mais de 200 participantes, um testemunho do impacto positivo. Moacir Júnior, presidente do Instituto Mover da Vida, responsável por ministrar as aulas, explica que os exercícios são cuidadosamente planejados pelo educador físico Ubiraquitam Souza para melhorar a coordenação motora, flexibilidade e fortalecimento de músculos e articulações, com atividades adaptadas ao dia a dia dos idosos.

O “Melhor Idade no Esporte” teve início em janeiro de 2025, fruto de uma ideia do Instituto Mover da Vida que encontrou no deputado Chico Vigilante um grande defensor, garantindo os recursos via emenda parlamentar. Na semana passada, o deputado anunciou com entusiasmo a continuidade da iniciativa até o final de 2026, reforçando a importância do apoio governamental para expandir ações como essa em todo o Distrito Federal.

Este projeto é um brilhante exemplo de como a colaboração entre poder público e organizações civis pode gerar frutos transformadores, garantindo aos idosos do DF uma vida mais ativa, saudável e feliz.

Participe! Aulas gratuitas do “Melhor Idade no Esporte”:

Não há necessidade de inscrição prévia. Basta comparecer nos locais e horários.

Posto de saúde do Sol Nascente (Unidade Básica de Saúde(UBS) 16)

  • Segunda, Quarta e Sexta: 7h às 8h | 8h às 9h | 17h às 18h
  • Sábado: 7h às 8h

Ginásio da Guariroba, em Ceilândia

  • Segunda, Quarta e Sexta: 16h às 17h | 17h às 18h | 18h às 19h
  • Terça e Quinta: 7h às 8h | 8h às 9h
  • Sábado: 8h às 9h | 9h às 10h

Comentários

sociedade ativa

DPDF Atende Mais de 44 Mil Mulheres Vulneráveis

Publicado

Por

Fonte em Foco
Foto/Imagem: Divulgação/DPDF

Com ações mensais desde maio de 2023, o projeto Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) acaba de completar 25 edições, somando impressionantes 44.857 atendimentos gratuitos a mulheres em situação de vulnerabilidade. A iniciativa se destaca por promover dignidade, acolhimento e transformação social, oferecendo uma gama de serviços nas áreas jurídica, de saúde, assistência social, cidadania e bem-estar.

Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, o projeto já se consolidou como uma política pública permanente de atenção às mulheres. “A cada edição, o Dia da Mulher fortalece o compromisso com uma instituição mais próxima, sensível e transformadora. São diversos atendimentos que refletem a força de uma rede comprometida com a equidade, a inclusão e a justiça social. Essa ação é sobre cuidar, escutar e transformar realidades”, celebrou.

 

Serviços que transformam vidas

A 25ª edição do evento, por exemplo, atendeu 2.008 mulheres, oferecendo suporte essencial. Valdirene Almeida, moradora do Paranoá, de 68 anos, foi uma das beneficiadas. Ela recebeu orientação jurídica, aferição de pressão, atendimento psicológico, além de um voucher para exames laboratoriais e corte de cabelo.

“É muito bom ver um evento voltado para nós, mulheres, que muitas vezes não temos acesso fácil a esses serviços. São diversos atendimentos oferecidos em um só lugar, o que facilita muito a vida de quem precisa. Estão todos de parabéns pela organização e pelo cuidado com a gente”, elogiou Valdirene.

O sucesso do Dia da Mulher da DPDF reforça o papel fundamental da instituição em aproximar serviços essenciais da população que mais precisa, contribuindo diretamente para a qualidade de vida e a autonomia das mulheres no Distrito Federal.

CONTINUAR LENDO

infraestrutura

Conferência de Cidades Debate Futuro Urbano no DF

Publicado

Por

Fonte em Foco
Foto/Imagem: Divulgação/Seduh

No último sábado (5), mais de 850 pessoas participaram da quarta reunião preparatória da 6ª Conferência Distrital das Cidades (CDC), em Brasília. O encontro promoveu um debate entre a sociedade e o poder público para construir propostas sustentáveis para os problemas urbanos do Distrito Federal, com o tema da habitação registrando a maior participação popular.

A reunião abrangeu diversas regiões, incluindo Plano Piloto, Candangolândia, Cruzeiro, Sudoeste/Octogonal, Lago Sul, Lago Norte, Park Way, Varjão, Paranoá, São Sebastião, Jardim Botâni

o e Itapoã. Representantes de movimentos populares, ONGs, trabalhadores, empresários e academia compareceram, participando de painéis, grupos de discussão e plenárias.

Nesta etapa, a população elegeu 104 delegados que serão responsáveis por aprovar as propostas locais a serem encaminhadas à 6ª CDC. A conferência distrital ocorrerá nos dias 29, 30 e 31 de agosto, em local ainda a ser definido, com participação aberta a toda a população.

“Estamos promovendo esses encontros para debater os rumos da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano”, resumiu Tereza Lodder, coordenadora executiva da Comissão Organizadora da 6ª CDC e secretária adjunta de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Ela destacou que as propostas visam a construção de “cidades mais inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.

Thiago Trindade, representante do Ministério das Cidades e coordenador do Observatório das Metrópoles em Brasília, enfatizou a importância da participação popular. “Não é possível fazer um bom planejamento urbano sem ouvir o que a sociedade tem a dizer. O que será falado aqui se tornará política pública, o que mostra a importância desse evento”, ressaltou. A reitora da UnB, Rozana Naves, também reforçou a expectativa de que o DF leve propostas relevantes e executáveis para o âmbito nacional.

 

Dinâmica dos debates e propostas aprovadas

Os participantes foram divididos em salas para discutir cinco grupos temáticos: habitação; mobilidade e infraestrutura; gestão democrática; meio ambiente e clima; e trabalho e renda. Devido à alta demanda, mais salas foram abertas para o tema da habitação.

Após os debates, os 104 delegados eleitos aprovaram 13 propostas. Entre elas, destacam-se:

  • Reduzir a dependência do automóvel e expandir ciclovias, ciclofaixas e calçadas seguras, com acessibilidade universal.
  • Garantir investimentos em tecnologias e infraestrutura para melhorar o clima e a drenagem urbana.
  • Garantir moradia adequada a famílias vulneráveis, por meio da destinação de imóveis vazios, construção popular e financiamento acessível.

As propostas aprovadas serão encaminhadas à 6ª CDC e, posteriormente, à 6ª Conferência Nacional das Cidades, organizada pelo Ministério das Cidades e prevista para outubro.

 

Próxima reunião preparatória em Sobradinho

A próxima reunião preparatória acontecerá em Sobradinho, no próximo sábado (12). O objetivo é eleger delegados e aprovar propostas apresentadas anteriormente em Planaltina. O encontro será retomado do ponto em que foi interrompido em 14 de junho, quando a eleição de delegados precisou ser suspensa por falta de consenso. Apenas quem já se credenciou em Planaltina poderá participar novamente, sem abertura de novas inscrições.

Confira as informações sobre a próxima reunião preparatória:

  • Data: 12/7 (Sábado)
  • Local: Ginásio de Esportes de Sobradinho
  • Endereço: Quadra 2, Área Especial 3
  • Regiões de abrangência: Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II, Fercal e Arapoanga

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

Fonte em Foco. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, assessorias de imprensa e colaboradores