back to top
24 C
Brasilia
segunda-feira, 8 dezembro 2025, 20:58:46
Publicidade
Publicidade

Pandemia de Covid-19 aumenta as buscas por soluções digitais

Publicado em:

Notícias relacionadas

‘Não bebam a Belorizontina. Seja de que lote for’, diz Paula Lebbos

A CEO (chief executive officer, na sigla em inglês,...

Começa a funcionar site para solicitar restituição do Dpvat

Começa a funcionar a partir desta quarta-feira (15) o...

Bancos Pan, BMG e Banrisul lideram ranking de reclamações

O Banco Pan ficou em primeiro lugar no ranking de...

Doença misteriosa já causou uma morte no estado de Minas Gerais

Uma doença misteriosa assusta os moradores de Minas Gerais,...

Detrans terão prazo até junho para adequação ao CRLV digital

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou prazo até...
Publicidade

Um comentário frequente nas redes sociais questiona o que mais acelerou a digitalização do mercado brasileiro e a resposta majoritária é a Covid-19. Medidas como o isolamento social em diversas cidades forçaram muitos empresários a procurar por soluções digitais para manter o funcionamento de suas atividades.

Neste conceito, as empresas recorreram a orientações do Sebrae e outras instituições em busca de soluções para destacá-las nas pesquisas orgânicas do Google, divulgação por meio de aplicativos de comida, exposição nas redes sociais e até mesmo a promoção por meio de anúncios patrocinados.

No meio deste caminho estava a falha do processo, já que muitos deles jamais investiram no universo digital.

Algumas pesquisas que envolvem a criação de um site e a opções de divulgação online tiveram forte crescimento no Google e indicam a necessidade por tais soluções, por exemplo:

  • Como vender cursos online já subiu mais de 130%
  • Nome para loja virtual cresceu 120%
  • Criar site de vendas cresceu 90%
  • Como vender pela internet cresceu mais de 50%

Alguns nichos também apontam forte crescimento nas buscas, o que pode ser uma boa oportunidade de investimento no médio e longo prazo.

De acordo com o Google Trends, as pesquisas por sexshop subiram mais de 300% durante o isolamento e o público busca por:

  • Lingerie
  • Estimulante sexual feminino
  • Camisinhas

Apenas como exemplo, as pesquisas sobre como funciona a camisinha feminina subiram 1.650%. Isso prova que o mercado adulto é uma grande oportunidade de investimento.

Números impressionam

Apenas na primeira semana de abril, o comércio eletrônico já obteve alta de 18,5% nas vendas, de acordo com dados do e-Bit.

Sem poder sair de casa, o público mudou o comportamento. Além de ampliar o consumo de entretenimento e o boom das lives, inclusive com problema de monetização no YouTube e o recorde de novos assinantes da Netflix, o interesse de compra agora é outro.

Segundo levantamento do e-Bit, as vendas de eletrodoméstico subiram 21%, enquanto que acessórios de informática aumentaram 22,3%, casa e decoração subiram 23,5% e alimentos cresceram 21,7%.

Bens duráveis, turismo e artigos de luxo sofreram queda, mas diversos outros segmentos estão surfando firme na onda da digitalização.

Setores como educação e saúde estão se reinventando com o oferecimento de consultas online e também com escolas passando a ministrar aulas virtuais pela primeira vez para crianças e adolescentes.

Todas estas novidades criam uma nova realidade que deve ser mantida, mesmo após o fim do isolamento social.

Isso amplia as oportunidades para trabalhadores das áreas de tecnologia, já que mais empresários vão ofertar seus produtos e serviços na internet.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade