A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza uma audiência pública na noite da segunda-feira (11) para debater os impactos da privatização da Rodoviária do Plano Piloto. O encontro, solicitado pelo deputado Gabriel Magno (PT), será na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT/DF) e transmitido pela TV Câmara Distrital a partir das 18h.
Segundo o requerimento, a privatização está causando impactos negativos no comércio local e na vida dos trabalhadores. O deputado Gabriel Magno afirma que a prioridade do projeto nunca foi a população e que o resultado é um “caos no centro de Brasília”, com lojas fechando as portas e o estacionamento ficando mais caro. “É um ataque ao direito de ir e vir, ao comércio local e ao desenvolvimento do DF”, criticou.
Detalhes da privatização e convidados
A CLDF autorizou a privatização da Rodoviária em dezembro de 2023, por meio do projeto de lei nº 2.260/21. A concessão, com duração de 20 anos, abrange a recuperação, modernização, operação e manutenção do complexo, incluindo áreas adjacentes e estacionamentos. O processo de transferência operacional para o Consórcio Catedral começou em fevereiro de 2025.
Entre os convidados para a audiência pública, estão o subsecretário de Parcerias e Concessões da Secretaria de Transporte e Mobilidade, Marcelo Domingos Marinho, além de representantes de sindicatos e associações de comerciantes. O objetivo é ouvir diversos setores da sociedade sobre as consequências da mudança.