Publicidade

Jovens deputados da CLDF recebem diploma do TRE-DF

0
Crédito da foto/imagem: Carlos Gandra/ Agência CLDF
Publicidade

Em uma cerimônia realizada no Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), 24 jovens estudantes do Ensino Médio foram diplomados como deputados em uma simulação eleitoral. A iniciativa faz parte do programa “Nosso Parlamento”, que reproduz todas as etapas de uma eleição real para a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), desde a campanha até a diplomação, que atesta o resultado da votação.

Os 24 jovens deputados, representando 21 escolas públicas do DF, agora se preparam para a posse em 12 de setembro. Cada um deles também escolheu dois alunos para atuarem como assessores.

Juventude e protagonismo na política

A estudante Terezinha Frazão, 16 anos, eleita pelo Centro do Ensino Médio 4 de Sobradinho II, destacou a importância do projeto. “As ações desenvolvidas aqui são importantes porque aproximam os jovens da realidade política e mostram que também podemos ser agentes de mudança”, avaliou.

Publicidade

O deputado Joaquim Roriz Neto (PL), o mais jovem da CLDF, ressaltou que o programa ajuda a combater o preconceito contra a participação de jovens na política. Ele elogiou a iniciativa por demonstrar que a juventude tem “boas ideias e são capazes” de contribuir para o debate público.

O deputado Gabriel Magno (PT) também enfatizou que “o protagonismo juvenil é fundamental para o fortalecimento da construção democrática do nosso país”. Ele e Roriz Neto, de partidos diferentes, reforçaram a importância de se unirem em prol da juventude, mostrando que a educação e o empoderamento dos jovens se sobrepõem a debates ideológicos.

Projetos de Lei e fortalecimento da democracia

Na posse, os jovens deputados defenderão propostas legislativas no Plenário da CLDF. As melhores proposições serão premiadas, e o primeiro colocado terá sua ideia protocolada como um projeto de lei real por Roriz Neto. As escolas vencedoras dividirão um prêmio de R$ 300 mil, via emenda parlamentar.

O programa “Nosso Parlamento” também serviu para que os estudantes conhecessem de perto o sistema eleitoral brasileiro, que o diretor do Centro Educacional do Lago, Vitor Rios, defendeu como um dos mais eficientes e seguros do mundo. A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, incentivou os alunos a levarem a experiência para toda a vida, lembrando que “a democracia se fortalece quando escutamos a juventude”.

Publicidade

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Sair da versão mobile