A secretaria de segurança pública do distrito federal (SSP-DF) lança nesta segunda-feira (7), às 8h, a nova edição da pesquisa distrital de segurança. A iniciativa, que será detalhada em coletiva de imprensa no centro integrado de operações de brasília (ciob), prevê a realização de mais de 19 mil entrevistas presenciais em todas as regiões administrativas do DF.
O levantamento começa hoje e deve se estender até janeiro de 2026. Durante o encontro com a imprensa, a SSP-DF explicará a metodologia utilizada na pesquisa, apresentará o uniforme oficial dos entrevistadores e reforçará os mecanismos de segurança implementados para garantir a confiabilidade dos dados coletados.
O principal objetivo da pesquisa é captar a percepção da população em relação a temas cruciais como:
- Vitimização (experiências de crimes).
- Sensação de segurança.
- Confiança nas instituições de segurança.
- Avaliação dos serviços prestados pelas forças de segurança.
Essa iniciativa integra os esforços do governo do distrito federal para aprimorar o planejamento, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas, utilizando dados concretos e a participação social como base.
Para garantir a transparência e a segurança do processo, os entrevistadores estarão devidamente identificados com crachá, uniforme, qr code de verificação e equipamento de gravação de áudio. A SSP-DF reforça a importância da participação da população, que é fundamental para a construção de ações mais eficazes na área da segurança pública no DF.