A campanha Fazer o Bem Tá na Moda, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), entregou 50 bolsas com roupas e acessórios para mulheres em situação de vulnerabilidade, incentivando o empreendedorismo e fortalecendo a autoestima. A primeira entrega desta nova etapa aconteceu no Instituto Inclusão de Desenvolvimento e Promoção Social, em Ceilândia.
A iniciativa de economia circular visa não apenas fornecer recursos para que as mulheres comecem um negócio, mas também promover a ressocialização, já que as bolsas são confeccionadas por mulheres privadas de liberdade pela Funap-DF. Cada bolsa é montada por uma doadora com independência financeira e entregue a uma mulher que busca autonomia.
Do empreendedorismo à educação financeira
Uma das contempladas, Claudineia Mendonça, 27 anos, descreveu a bolsa como “o primeiro passo para uma nova fase na minha vida: de empreendedora”. A trancista Giane Assunção Martins, 32, destacou o impacto do projeto na autoestima. “Não é porque a mulher está em vulnerabilidade que ela não pode ter vaidade”, afirmou, ressaltando que estar bem vestida valoriza seu trabalho.
Nesta segunda edição, a campanha inovou ao oferecer uma aula de educação financeira do curso Protagonista da Casa da Sejus-DF. A aula, conduzida pela consultora Andressa de Paula, ensinou as participantes a organizar orçamentos, poupar e gerir recursos, com o objetivo de que “desenvolvam uma nova relação com o dinheiro”.
A secretária Marcela Passamani, idealizadora da campanha, ressaltou que a ação entrega “oportunidades e esperança para que essas mulheres reescrevam suas histórias”. Desde dezembro do ano passado, 250 mulheres já foram beneficiadas. A terceira edição da campanha já está programada para 19 de agosto.