O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) recebeu dez kits de roupas de crochê feitas à mão para bebês recém-nascidos que estão sob cuidados médicos. A doação foi realizada pelo grupo de voluntárias Amigas para o Bem, do Sudoeste, e inclui agasalhos, toucas, meias, cueiros e fraldas, que vão ajudar a aquecer os bebês nos dias mais frios.
Essa é a segunda vez que o grupo realiza a ação no hospital. A iniciativa tem como objetivo levar aconchego para os pequenos e, principalmente, acolhimento para as mães que enfrentam desafios com seus filhos internados.
Aconchego e solidariedade para mães e bebês
Maria Elisabeth de Souza, integrante do grupo, explicou que a iniciativa é um trabalho coletivo, com cada voluntária contribuindo da forma que pode, seja na produção das peças, na doação de materiais ou na montagem dos kits.
O chefe substituto do serviço de enfermagem da pediatria do HRSM, Dartway Santhiago, destacou que o gesto vai além do material, funcionando como uma forma de acolhimento para as mães. “É um carinho para essas mães que passaram por momentos difíceis com seus filhos. Muitas tentam ser fortes o tempo todo; mas, no fundo, o que elas mais precisam é de cuidado, de um abraço, mesmo que para seus bebês”, pontuou.
Mães como Lorena Nogueira Santana e Gabriela dos Santos Ferreira, que estão com suas filhas gêmeas internadas, receberam os kits com muita emoção. “Foi uma surpresa muito boa. Quando a gente é mãe, tudo o que vem para os filhos é motivo de alegria”, disse Lorena, enquanto Gabriela celebrou os “detalhes das peças [que] são lindíssimos”.
A superintendente do HRSM, Eliane Abreu, reforçou que a solidariedade “aquece não apenas os pequenos corpos dos recém-nascidos, mas também o coração das mães que enfrentam dias desafiadores”.