O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira (26) a criação de um sistema que permitirá aos cidadãos bloquear preventivamente a abertura de contas bancárias em seus nomes, com o objetivo de combater fraudes. A funcionalidade estará disponível até o dia 1º de dezembro.
A nova ferramenta permitirá que qualquer pessoa registre a vontade de não abrir novas contas, sejam elas correntes, poupança ou de pagamento. A medida também vale para impedir a inclusão de titulares em contas conjuntas ou novos responsáveis em contas de pessoas jurídicas.
Segundo o BC, o bloqueio poderá ser feito a qualquer momento pelo portal Meu BC, com login no sistema. A restrição é opcional e reversível, e o sistema registrará todas as ativações, desativações e consultas feitas por instituições financeiras.
“O objetivo é reforçar a segurança e proteger os cidadãos contra a abertura indevida de contas em seu nome”, informou a autoridade monetária.
Resgate automático de valores esquecidos
Outra novidade anunciada pelo Banco Central é a automatização do resgate de valores esquecidos no Sistema Valores a Receber (SVR), que entra em vigor nesta terça-feira (27). A partir de agora, quem possui chave Pix do tipo CPF poderá habilitar o recebimento automático desses valores, sem precisar fazer consultas periódicas ou solicitações manuais.
O serviço está disponível exclusivamente para pessoas físicas e requer uma conta gov.br com nível prata ou ouro e a verificação em duas etapas ativada.
“A única mudança é na forma de solicitar. O sistema continua funcionando normalmente. Agora, quem optar, receberá diretamente o valor na conta associada ao CPF via Pix”, explicou o BC.
Com a automatização, o crédito será feito assim que um valor for identificado em nome do usuário, simplificando o processo de devolução dos recursos.

