back to top
24 C
Brasilia
quarta-feira, 21 janeiro 2026, 19:50:55
Publicidade
Publicidade

Brasil estreia na Copa América feminina contra Venezuela

Publicado em:

Reporter: Janaina Lemos

Notícias relacionadas

Buscas por duas crianças no Maranhão chegam ao 12º dia

As buscas por duas crianças desaparecidas em um quilombo...

Vacina brasileira contra dengue imunizará profissionais do SUS

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou neste domingo...

Seca persiste em SP e ameaça abastecimento no primeiro trimestre

A chuva segue abaixo da média histórica em praticamente...

Morre Raul Jungmann, ex-ministro e presidente do IBRAM

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) informou neste domingo...

Bolsa Atleta abre inscrições e oferece bolsas até R$ 16,6 mil

As inscrições para o programa Bolsa Atleta começam nesta...
Publicidade

A Seleção Brasileira de Futebol Feminino inicia neste domingo (13) sua jornada na Copa América. O Brasil enfrenta a Venezuela na estreia, às 21h (horário de Brasília), no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito (Equador), com transmissão ao vivo pela TV Brasil.

O Brasil está no Grupo B, ao lado de Bolívia, Paraguai e Colômbia. O Grupo A é composto por Equador, Argentina, Chile, Peru e Uruguai.

 

Favoritismo e renovações

Com oito títulos em nove participações, o Brasil entra na competição com a responsabilidade de vencer. O técnico Arthur Elias reconhece o favoritismo, mas destaca o crescimento do futebol sul-americano. “Encaro [a Copa América] como uma competição que nós temos, sim, a responsabilidade de vencer. O Brasil venceu oito de nove [edições], então não podemos fazer diferente”, declarou.

A atacante Amanda Gutierres alertou que o favoritismo deve ser ignorado em campo: “Sabemos que é sempre uma competição muito disputada. Muitos nos veem como favoritos, mas isso é algo externo. Dentro de campo, precisamos impor nosso futebol”.

A Copa América é vista como uma oportunidade para Arthur Elias renovar a seleção, visando a Copa do Mundo de 2027, que será disputada no Brasil. A jovem atacante Jhonson, de 19 anos, é um dos nomes que prometem ganhar minutos. “Minha expectativa está enorme. Quero segurar um pouco a emoção de disputar a minha primeira competição profissional com a seleção brasileira”, afirmou.

 

Disputa por vagas Olímpicas e Pan-Americanas

Os dois primeiros colocados de cada chave avançam às semifinais, previstas para 28 e 29 de julho. A final está agendada para 2 de agosto.

Embora não classifique para a Copa do Mundo Feminina de 2027 – que terá eliminatórias próprias pela primeira vez – a Copa América garante vaga para os finalistas na Olimpíada de Los Angeles 2028. Além disso, as cinco melhores seleções asseguram vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2027, em Lima, no Peru.

O Brasil, maior campeão da Copa América, só perdeu o título uma vez, em 2006 para a Argentina. A equipe chega a Quito após quatro conquistas consecutivas, mantendo um histórico impressionante de 47 vitórias, um empate e duas derrotas em 50 jogos na competição.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.