Os candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (9) enfrentam a prova de redação. Junto a ela, eles realizam os testes de códigos e tecnologias, e de ciências humanas. A nota final da redação varia de 0 a 1 mil pontos. Este resultado advém da avaliação das cinco competências estabelecidas no edital.
O participante precisa escrever um texto dissertativo-argumentativo. Portanto, o limite máximo é de 30 linhas. O candidato deve usar a situação-problema e os textos motivadores. Além disso, ele deve mobilizar os conhecimentos adquiridos durante sua formação.
O tema da redação terá relevância social, científica, cultural ou política. Nesse sentido, o projeto de texto precisa defender um ponto de vista claro. Os argumentos devem ser consistentes e estruturados com coerência. O objetivo claro é convencer o leitor da validade dessa opinião.
Proposta de Solução e Direitos Humanos
Adicionalmente, o participante precisa elaborar uma proposta de intervenção social. Ou seja, esta proposta deve apresentar uma solução concreta para o problema discutido no desenvolvimento do texto.
É crucial respeitar os direitos humanos. Caso contrário, a proposta que incitar violência ou apresentar referências racistas receberá nota zero imediatamente, conforme previsto.
As Cinco Competências Chave
Os participantes devem focar nas cinco habilidades avaliadas pelos corretores:
- Domínio da norma culta da língua portuguesa.
- Aplicação do repertório sociocultural pertinente ao tema.
- Organização das ideias e argumentos em defesa do ponto de vista.
- Conhecimento dos mecanismos linguísticos para construir a argumentação.
- Apresentação da proposta de intervenção social.
Importante: Apenas os textos passados para a folha oficial de redação serão corrigidos. Dois corretores, formados em Letras ou Linguística, avaliam cada texto separadamente. Em seguida, a nota final será a média aritmética das pontuações totais atribuídas por cada avaliador.
Contexto Geral do Enem 2025
O Enem 2025 confirmou 4.811.338 candidatos inscritos. O Ministério da Educação aponta um aumento de 11,22% em relação ao ano passado.
Contudo, as provas no Pará terão data diferente. As provas nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro. Esta alteração ocorre devido à realização da COP30 em Belém. Em suma, a prova será aplicada em 1.804 municípios brasileiros nos dias 9 e 16 de novembro.

