back to top
24 C
Brasilia
segunda-feira, 22 junho 2026, 17:21
Publicidade
Publicidade
InícioBrasíliaCidades DFSecti-DF esclarece papel e futuro dos eletropostos no DF

Secti-DF esclarece papel e futuro dos eletropostos no DF

Publicado em

Reportagem:
Repórter: Jeferson Nunes

Cobertura relacionada

GDF adere à Rede Equidade para promoção da diversidade

DF adere à Rede Equidade e inicia mapeamento de servidores para políticas de inclusão com foco em gênero e raça. Divulgação/Seec-DF

Câmara aprova urgência para PL que protege crianças na internet

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência...

Verão no DF eleva risco de micose e exige prevenção

Micose no verão cresce com calor e umidade. Veja sinais, quem tem mais risco, como prevenir e quando buscar atendimento. Divulgação/Agência Saúde DF

Agências do Trabalhador do DF abrem 503 vagas nesta terça

Agências do Trabalhador do DF oferecem 503 vagas nesta terça (10), com salários até R$ 4,6 mil. Há oportunidades para PcD e estágio. © Marcello Casal jr.

Civebra celebra 47ª edição com música e intercâmbio cultural

A Escola de Música de Brasília (EMB) abriu oficialmente...

Curso certifica 142 lideranças comunitárias no DF

Lideranças DF recebem certificação em curso que prepara moradores para atuar em comunidades e fortalecer participação social.
Publicidade

A mobilidade urbana sustentável vem ganhando espaço no Distrito Federal, impulsionada pelo crescimento da frota de veículos elétricos e por uma mudança gradual no comportamento dos motoristas, cada vez mais atentos a soluções econômicas e ambientalmente responsáveis. Nesse cenário, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti-DF) teve papel relevante no estímulo inicial à eletromobilidade por meio do projeto Vem DF, mas hoje já não responde pela gestão dos eletropostos instalados na capital.

Entre 2019 e 2022, o projeto Vem DF incentivou o uso de veículos elétricos e resultou na instalação de 28 eletropostos em diferentes regiões administrativas. O encerramento da iniciativa ocorreu de forma planejada em 2022, com o término do Contrato de Comodato de Bens Móveis, sem continuidade da gestão direta dos equipamentos pela pasta.

Incentivos e vantagens dos veículos elétricos

Os veículos elétricos se destacam pelo alto índice de eficiência energética, baixo custo de manutenção, redução expressiva de emissões de gases de efeito estufa, menor nível de ruído e custo reduzido por quilômetro rodado. No DF, esses benefícios são reforçados pela isenção ou abatimento do IPVA para veículos adquiridos no próprio território, política que contribuiu para ampliar a adesão ao modelo.

Gestão dos eletropostos passou à ABDI

Em julho de 2023, foi firmado o Acordo de Cooperação Técnica nº 01/2023 entre a Secti-DF e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com foco na promoção da mobilidade elétrica no Distrito Federal. Pelo acordo, não cabe à Secti-DF administrar, operar ou manter os eletropostos.

Essas atribuições passaram integralmente à ABDI, incluindo gestão técnica, manutenção, religamento e remanejamento dos equipamentos. O instrumento também não prevê qualquer obrigação de guarda física ou logística dos eletropostos por parte da secretaria.

Desde então, a Secti-DF não atende demandas, solicitações ou registros relacionados aos pontos de recarga, orientando que qualquer encaminhamento seja feito diretamente ao órgão responsável. Atualmente, a ABDI é a única responsável pela administração e funcionamento dos eletropostos.

Situação dos equipamentos e dados históricos

As informações disponíveis sobre os eletropostos decorrem de vistorias técnicas e registros administrativos realizados à época em que a Secti-DF ainda participava do projeto. Foram vistoriadas 24 unidades, o que representa um panorama técnico histórico, sujeito a alterações posteriores, já que a secretaria não detém mais a gestão operacional dos equipamentos.

Planejamento estratégico e novos cenários

Apesar de não operar os eletropostos, a Secti-DF afirma que segue atuando de forma estratégica na formulação de políticas públicas voltadas à inovação, tecnologia e desenvolvimento sustentável. No campo da eletromobilidade, a secretaria avalia tecnicamente a possibilidade de retomar iniciativas a partir de 2026, considerando novos modelos de parceria, cenários atualizados e soluções com impacto direto para a população.

Em outras palavras: a secretaria saiu da tomada, mas não desligou o projeto da cabeça.

Locais com eletropostos vistoriados

  1. Administração Regional de Águas Claras

  2. Administração Regional de Brazlândia

  3. Administração Regional do Guará

  4. Administração Regional do Lago Sul

  5. Administração Regional de Planaltina

  6. Administração Regional do Riacho Fundo

  7. Administração Regional de Samambaia

  8. Administração Regional de São Sebastião

  9. Administração Regional do Cruzeiro

  10. Administração Regional de Taguatinga

  11. Administração Regional de Vicente Pires

  12. Tribunal Regional Federal – Praça dos Tribunais Superiores

  13. Ceasa – estacionamento interno

  14. Emater-DF

  15. FAPDF

  16. Ministério da Ciência e Tecnologia

  17. Ministério dos Transportes

  18. Novacap – estacionamento interno em frente ao BRB

  19. Palácio do Buriti – P-1

  20. Palácio do Buriti – P-2

  21. Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek – Estacionamento 13

  22. Reciclotech, no Gama

  23. Secretaria de Segurança Pública – estacionamento

  24. Secretaria de Saúde – Parque de Apoio


Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.