Ceilândia volta a ser palco do encontro direto entre poder público e população. Nesta sexta-feira (16) e sábado (17), a maior região administrativa do Distrito Federal recebe a 67ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) que abre o calendário de ações de 2026 com uma maratona de serviços, cidadania e cuidado social.
A primeira edição do ano será realizada no estacionamento ao lado do Cepi Capim Dourado, no Setor O (EQNO 8/10). Em um único espaço, a população terá acesso a serviços públicos gratuitos, atendimentos sociais, ações de capacitação, atividades culturais e iniciativas voltadas à dignidade, autoestima e convivência comunitária. Na sexta-feira, o atendimento ocorre das 9h às 16h, e no sábado, das 9h às 12h.
Desde fevereiro de 2023, o programa já ultrapassou a marca de 500 mil atendimentos em todas as regiões administrativas do DF. Somente no ano passado, foram 120 mil atendimentos, números que consolidam o GDF Mais Perto do Cidadão como uma das maiores ações itinerantes de serviços públicos do país.
Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a escolha de Ceilândia reforça a política de proximidade do governo com a população. Segundo ela, cada edição é desenhada para atender demandas reais da comunidade, com foco no acolhimento e na eficiência dos serviços prestados.
Entre os destaques desta edição estão os serviços de beleza, como cortes de cabelo e maquiagem, realizados por profissionais voluntárias, com foco no autocuidado e valorização da autoestima, especialmente das mulheres. Também haverá a distribuição de senhas para castração gratuita de cães e gatos, reforçando a política de proteção e bem-estar animal.
Um veículo da Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan-DF) estará no local nos dois dias para realizar 168 inscrições, sendo 84 por dia. As vagas diárias serão distribuídas entre cadelas, cachorros, gatas e gatos, além de um espaço exclusivo para vacinação de pets, ampliando a proteção dos animais e contribuindo para a saúde pública.
O programa também retoma o espaço exclusivo para inscrições do Casamento Comunitário de 2026, previsto para março. O atendimento será individualizado, com orientações completas aos casais interessados, além da apresentação da maquete do bolo e dos modelos de vestidos de noiva, oferecendo uma prévia da cerimônia.
Nos últimos seis anos, o Casamento Comunitário já permitiu que mais de mil casais oficializassem suas uniões. Apenas em 2025, cerca de 400 casais participaram das quatro edições realizadas, reforçando o impacto social da iniciativa.
Na sexta-feira pela manhã, será realizado o curso Nasce uma Estrela, voltado a gestantes e mães de recém-nascidos. A capacitação reúne profissionais de saúde, bombeiros militares, psicólogos, doulas e o médico Ricardo Fonseca, abordando temas como amamentação, primeiros socorros, recuperação pós-parto e cuidados com o bebê. Com mais de 2.400 mulheres já atendidas no DF, a expectativa é alcançar cerca de 100 mulheres em Ceilândia.
Ao longo dos dois dias, a população também poderá acessar serviços do Na Hora, atendimentos da Polícia Civil, inclusive para emissão da Carteira de Identidade Nacional, além de espaço infantil, oficinas de capacitação, ações sociais e atrações culturais.
A programação inclui ainda o espaço Direito Delas, voltado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência; o Acolhe DF, com atendimento humanizado para pessoas em situação de vulnerabilidade; teatro educativo do Detran-DF e shows musicais de axé e sertanejo. Em tradução direta: é o Estado saindo do gabinete e indo onde o povo está — que, convenhamos, sempre funciona melhor.

