Em celebração ao Dia Internacional da Juventude, o Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou um investimento de R$ 55 milhões para o ciclo 2025/2026 do programa Jovem Candango. O novo edital, previsto para ser lançado até o final do mês, ampliará as vagas de 1.800 para 2.200, oferecendo mais oportunidades de formação técnico-profissional para adolescentes.
O secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso, informou que, além da área administrativa, o programa passará a incluir novas áreas de capacitação como educação, agronegócio e tecnologia da informação. O objetivo é preparar jovens em situação de vulnerabilidade para a emancipação econômica e o mercado de trabalho.
Capacitação e impacto na vida dos jovens
Coordenado pela Secretaria da Família e Juventude (SEFJ-DF), o programa Jovem Candango combina atividades práticas na administração pública com capacitação teórica. Os participantes trabalham quatro horas por dia, com um dia da semana reservado para aulas. Eles recebem salário e todos os benefícios.
Arthur Henrique Pinheiro, 17 anos, está no programa há dois anos e trabalha na secretaria de uma escola em Santa Maria. Ele se diverte ao contar que os alunos o veem como um exemplo. A experiência o motivou a considerar as faculdades de TI ou pedagogia. “Não posso ser um peso morto até completar 18 anos, e também já penso no meu futuro, um passo à frente”, diz.
Já Jaqueline Celestino Rossiano, 18, que participou do programa desde 2023, atribui o seu emprego atual no RH de uma empresa ao conhecimento adquirido no Jovem Candango. “Foi incrível minha experiência. Aprendi muito da área administrativa o que foi um início muito importante para mim”, conta. Ela ainda atua com fiscalização e pagamentos, funções que aprendeu na secretaria.