back to top
24 C
Brasilia
quarta-feira, 13 agosto 2025, 19:38:34
Publicidade
Publicidade

Programa Jovem Candango terá mais vagas e investimento

Publicado em:

Reporter: Fabíola Fonseca

Notícias relacionadas

Pré-selecionados do Fies 2025 já podem consultar a lista

Os estudantes que estão na lista de espera do...

Giro Distrital: Os Destaques da política em Brasília

A nova edição do programa Giro Distrital da TV...

Senador Marcos do Val é obrigado a usar tornozeleira eletrônica

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi levado pela...

CLDF homenageia policiais legislativos

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, nesta...

Exposição “O Que Nos Toca” inédita na CLDF

Mostra permite que visitantes explorem obras de arte com...
Publicidade

Em celebração ao Dia Internacional da Juventude, o Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou um investimento de R$ 55 milhões para o ciclo 2025/2026 do programa Jovem Candango. O novo edital, previsto para ser lançado até o final do mês, ampliará as vagas de 1.800 para 2.200, oferecendo mais oportunidades de formação técnico-profissional para adolescentes.

O secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso, informou que, além da área administrativa, o programa passará a incluir novas áreas de capacitação como educação, agronegócio e tecnologia da informação. O objetivo é preparar jovens em situação de vulnerabilidade para a emancipação econômica e o mercado de trabalho.

Capacitação e impacto na vida dos jovens

Coordenado pela Secretaria da Família e Juventude (SEFJ-DF), o programa Jovem Candango combina atividades práticas na administração pública com capacitação teórica. Os participantes trabalham quatro horas por dia, com um dia da semana reservado para aulas. Eles recebem salário e todos os benefícios.

Arthur Henrique Pinheiro, 17 anos, está no programa há dois anos e trabalha na secretaria de uma escola em Santa Maria. Ele se diverte ao contar que os alunos o veem como um exemplo. A experiência o motivou a considerar as faculdades de TI ou pedagogia. “Não posso ser um peso morto até completar 18 anos, e também já penso no meu futuro, um passo à frente”, diz.

Jaqueline Celestino Rossiano, 18, que participou do programa desde 2023, atribui o seu emprego atual no RH de uma empresa ao conhecimento adquirido no Jovem Candango. “Foi incrível minha experiência. Aprendi muito da área administrativa o que foi um início muito importante para mim”, conta. Ela ainda atua com fiscalização e pagamentos, funções que aprendeu na secretaria.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.