O Ministério da Saúde concedeu a certificação de Sala de Apoio à Amamentação a três unidades da Secretaria de Saúde (SES-DF) e a outros quatro espaços no Distrito Federal. A certificação, anunciada nesta segunda-feira (11), reconhece os locais que oferecem um ambiente seguro, confortável e privado para que mães possam amamentar ou coletar leite no ambiente de trabalho.
Os hospitais regionais do Gama (HRG) e da Asa Norte (Hran), além do edifício-sede da Administração Central da SES-DF, estão entre os espaços reconhecidos. Outras instituições também receberam o título, como a Policlínica Médica do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), o Fórum Desembargador José Júlio Leal Fagundes, a sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi).
Capital do Brasil é referência em incentivo ao aleitamento
Com essas novas certificações, o Distrito Federal amplia sua rede de apoio, que já contava com 33 salas em instituições públicas e privadas. O subsecretário de Atenção Integral à Saúde da SES-DF, Robinson Capucho Parpinelli, celebrou o reconhecimento: “É uma honra enorme ter a chance de liderar um time que luta com afinco todos os dias, que faz o DF ser referência na captação, no manuseio e na distribuição do leite materno”.
A assessora técnica da Coordenação-Geral de Atenção à Saúde de Mato Grosso do Sul, Priscila Olin, também destacou o papel do DF. “Vemos a capital federal como uma referência na ação que incentiva o aleitamento para aquela profissional que ainda amamenta”, afirmou.
A certificação foi anunciada na abertura do X Seminário de Aleitamento Materno e V Seminário de Alimentação Complementar Saudável do DF, eventos que fazem parte das celebrações do Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância da amamentação.