back to top
24 C
Brasilia
terça-feira, 10 fevereiro 2026, 14:00:46
Publicidade
Publicidade

Pré-Carnaval no DF cresce e aquece ruas antes da folia

Publicado em:

Repórter: Paulo Andrade

Notícias relacionadas

Carnaval em Brasília: rotas de sossego e natureza

Setur-DF indica rotas de natureza, paz, vinícolas e turismo religioso para quem quer passar o Carnaval 2026 em Brasília com tranquilidade. Divulgação/Setur-DF

FIFA revela artes das sedes; Brasília ganha criação de Izzy

FIFA divulgou, a 500 dias do Mundial 2027, as artes das cidades-sede. Brasília ganhou ilustração de Izzy Credo e jogos no Mané Garrincha. Reprodução/Izzy Credo

DF Folia 2026 começa sábado com 73 blocos pelo DF

DF Folia 2026 começa sábado (7) e vai até 1º/3 com 73 blocos e R$ 10 milhões; veja como checar horários e possíveis mudanças. Pedro Magalhães/Divulgação

Cinema para Todos leva 900 idosos ao cinema no DF

Projeto Cinema para Todos leva idosos a sessões com filme nacional e pipoca no DF; ação da PRO 60+ prevê atender cerca de 900 pessoas. Divulgação/PRO60+
Publicidade

Blocos ocupam Brasília e “abrem” a festa com chave simbólica

Faltando poucos dias para o Carnaval, blocos de pré-Carnaval já colocaram o Distrito Federal em ritmo de folia no último fim de semana, com apresentações em diferentes regiões administrativas e públicos diversos. Entre os destaques, o Suvaco da Asa recebeu, no sábado (7), a chave simbólica do Carnaval de Brasília entregue pela Corte Real do samba, gesto que marcou a abertura oficial da festa na capital, segundo a programação divulgada por órgãos locais.

Suvaco da Asa aposta no repertório de Pernambuco e completa 20 anos

Apontado como um dos principais blocos do pré-Carnaval brasiliense, o Suvaco da Asa levou ao Eixo Cultural Ibero-Americano ritmos associados ao Carnaval de Pernambuco, como frevo e ciranda, além de referências como mangue beat e samba, em edição que marca 20 anos do bloco. No palco, a programação incluiu atrações como Chico Science e Nação Zumbi Cover, Orquestra Marefreboi, Dhi Ribeiro e DJ Lane D’Olinda, conforme divulgação do evento e registros publicados por veículos e perfis do bloco.

A DJ La Ursa, pernambucana radicada em Brasília, associou o Carnaval do DF à diversidade de origens presentes na capital e disse que gosta de levar suas referências para o repertório. Já o presidente do bloco, Pablo Feitosa, atribuiu a entrega da chave a um reconhecimento de duas décadas de construção do projeto, de acordo com relato publicado na cobertura oficial.

Marchinhas, tradição e público 60+ no Setor Bancário Sul

Outra agenda do sábado (7) foi o Marchinha 60+, no Setor Bancário Sul, com proposta voltada a foliões acima de 60 anos e estímulo à preservação do gênero. A iniciativa se conectou ao histórico concurso de marchinhas associado ao Pacotão, segundo informações de divulgação e cobertura local.

Outros blocos circularam por diferentes regiões

A programação de pré-Carnaval no fim de semana incluiu ainda blocos como Tá Chic, Tá Bacana (Riacho Fundo II), Desodorante do Suvaco (Cruzeiro Velho), Galo Cego (Setor Bancário Sul) e Bloco do Pretinho (Varjão), conforme divulgação pública.

Cultura e economia criativa no centro do debate

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF afirmou que o pré-Carnaval evidencia a força da cultura popular e a diversidade do território, além de movimentar a economia criativa, conforme declaração atribuída ao secretário Claudio Abrantes. A pasta também tem divulgado informações sobre organização e cadastramento de blocos no DF Folia 2026, dentro do calendário oficial.

Matéria relacionada:
Carnaval em Brasília: rotas de sossego e natureza

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.