Stellantis reforça compromisso com equidade de gênero e raça em seminário nacional do Ministério das Mulheres | Stellantis
-
Companhia participou do Seminário Nacional do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, realizado na última semana, em Brasília
-
Evento reuniu governo federal, empresas e organismos internacionais para discutir caminhos para ampliar a presença feminina em posições de liderança
-
Stellantis destacou suas ações estruturantes e a participação de suas executivas em setores historicamente masculinizados
BRASÍLIA, 5 de dezembro de 2025 – A Stellantis reforçou seu compromisso com políticas de igualdade ao participar, nesta semana, em Brasília, do seminário nacional “Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça: Mais mulheres na liderança, mais equidade nas empresas, mais igualdade no mundo do trabalho”. O encontro reuniu representantes de empresas públicas e privadas, órgãos governamentais e organismos internacionais, como ONU Mulheres e Organização Internacional do Trabalho (OIT), para discutir estratégias que ampliem a presença de mulheres e pessoas negras em cargos de liderança e gestão e fortaleçam a equidade no ambiente corporativo.
A programação incluiu debates sobre os desafios enfrentados por mulheres que atuam em setores historicamente masculinizados, como indústria, tecnologia e energia, além de reflexões sobre práticas corporativas capazes de transformar ambientes organizacionais.
Na parte da manhã, o seminário apresentou dois painéis dedicados às trajetórias e experiências de mulheres em posições de liderança. No painel “A Trajetória de Mulheres em Cargos de Gestão”, Alessandra Souza, vice-presidente de Marketing & Comunicação de Marca da Stellantis para a América do Sul, compartilhou sua jornada em um setor tradicionalmente dominado por homens e destacou a importância de políticas estruturantes de inclusão e do fortalecimento de lideranças femininas.
Em seguida, o painel “Lugar de Mulher é onde ela quiser!” trouxe o relato de Dionara Nunes, diretora de Operações da Montagem da Stellantis, que abordou sua experiência na manufatura, área historicamente ocupada por homens, inspirando outras trabalhadoras a desafiar padrões e ampliar sua presença no mercado formal de trabalho.
No período da tarde, o painel “Programa Pró-Equidade: Caminhos e Desafios para a Ampliação de Mulheres em Cargos de Direção”, contou com a participação da Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, que reforçou a necessidade de avançar na igualdade de oportunidades para assegurar um crescimento mais justo no país. O debate também reuniu a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça
A presença da companhia no seminário marca mais um passo na implementação das ações previstas no Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, ao qual a Stellantis aderiu em maio de 2024, em cerimônia oficial realizada em Brasília. A iniciativa é coordenada pelo Ministério das Mulheres, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, o Ministério do Trabalho e Emprego, a ONU Mulheres e a OIT.
A partir da assinatura do Termo de Compromisso, a Stellantis tem um prazo de dois anos para desenvolver e implementar um Plano de Ação com iniciativas voltadas ao fortalecimento da igualdade de oportunidades, ao desenvolvimento de lideranças femininas e à promoção de uma cultura organizacional mais diversa e inclusiva. As empresas que apresentarem resultados consistentes serão reconhecidas com o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça na edição de 2026.
Criado em 2005, o Programa Pró-Equidade está em sua 7ª edição e já mobilizou mais de 240 organizações em todo o país. A iniciativa certifica empresas que se destacam por práticas efetivas de gestão de pessoas e ações afirmativas voltadas à eliminação de desigualdades entre mulheres e homens no mundo do trabalho.
Com sua participação no seminário, a Stellantis reafirma seu compromisso com a construção de um ambiente de trabalho mais igualitário, diverso e alinhado aos valores que orientam o futuro da mobilidade e das relações profissionais na América do Sul.
Fonte: Stellantis

