back to top
24 C
Brasilia
quarta-feira, 21 janeiro 2026, 09:21:38
Publicidade
Publicidade

Vai de Graça soma 31,6 milhões de viagens gratuitas em 2025

Publicado em:

Reporter: Jeferson Nunes

Notícias relacionadas

Janeiro Branco leva escuta ativa e música às UPAs do DF

Entre um plantão puxado e outro, o cuidado também...

Ceilândia recebe 67ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão

Ceilândia volta a ser palco do encontro direto entre...

DF abre vacinação contra gripe para todos neste sábado

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) vai...

Inscrições para oficinas de Cultura Viva vão até segunda

Jovens de 15 a 29 anos interessados em atuar...

Reforma renova salão comunitário da Vila DVO em Santa Maria

O Salão Comunitário da Vila DVO, em Santa Maria,...
Publicidade

O programa Vai de Graça encerrou 2025 com números expressivos no transporte público do Distrito Federal. Ao longo do ano, foram registradas 31.667.479 viagens gratuitas em ônibus e no metrô, segundo dados da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF). A iniciativa funcionou durante 69 dias, incluindo domingos, feriados e datas com ampliação do benefício por decreto do Governo do Distrito Federal (GDF).

Na prática, o programa mudou a rotina de milhares de brasilienses. O acesso gratuito estimulou deslocamentos para eventos culturais, áreas de lazer, esporte, turismo e também aqueceu o comércio local, como destacou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

Uso do transporte cresce mais de 70% aos domingos

Antes do Vai de Graça, a média de viagens aos domingos girava em torno de 270 mil acessos por dia. Com a gratuidade, esse número saltou para 458 mil viagens diárias, um aumento superior a 70%.

O reflexo aparece no balanço anual do sistema. Em 2024, o transporte público do DF registrou 360.604.983 acessos. Já em 2025, o total subiu para 388.597.835, um crescimento diretamente associado ao programa.

Carnaval puxa recorde no início do programa

O Vai de Graça entrou em operação em 1º de março de 2025 e teve no primeiro mês o seu pico de utilização. Impulsionado pelo Carnaval, março fechou com mais de 4,9 milhões de acessos gratuitos.

Abril também manteve números elevados, com 4,8 milhões de viagens, influenciado pelo aniversário de Brasília e pelo feriado da Semana Santa. Nos meses seguintes, a média mensal ficou abaixo de três milhões de acessos, mas ainda assim acima do padrão anterior à gratuidade.

Nosso Natal ampliou benefício no fim do ano

Entre 20 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, o programa foi novamente ampliado por decreto do GDF durante o evento Nosso Natal, realizado na Esplanada dos Ministérios.

Nesse período, além da gratuidade integral aos domingos e feriados, as passagens ficaram livres de cobrança das 18h às 23h nos demais dias, em todas as linhas de ônibus e no metrô.

Foram 16 dias de transporte gratuito, com 3.706.140 acessos registrados. Os maiores fluxos ocorreram nos domingos 21 de dezembro, com 548.060 viagens, e 28 de dezembro, com 463.050 acessos. No feriado de Natal (25), o sistema contabilizou 257.735 viagens pelo Vai de Graça.

Os números indicam que, quando o transporte pesa menos no bolso, a cidade anda mais. E o DF, ao menos nesses dias, rodou sem passar o cartão.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.