back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 14:23:10
Publicidade
Publicidade

O “Caminho das Águas” do Rio São Francisco

Publicado em:

Jeferson Nunes

Notícias relacionadas

Doença misteriosa já causou uma morte no estado de Minas Gerais

Uma doença misteriosa assusta os moradores de Minas Gerais,...

Detrans terão prazo até junho para adequação ao CRLV digital

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou prazo até...

Focos de incêndio na Amazônia sobem 30% em 2019, diz Inpe

Segundo o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas...

Bancos e empresas já podem consultar o cadastro positivo

A partir deste sábado (11), bancos, comerciantes e empresas...

Começa a funcionar site para solicitar restituição do Dpvat

Começa a funcionar a partir desta quarta-feira (15) o...
Publicidade

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional iniciou neste domingo (25) uma série de visitas técnicas às obras da transposição do Rio São Francisco. Batizada de Caminho das Águas, a ação se estenderá por quatro semanas e contemplará trechos nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A primeira parada foi na Estação de Bombeamento 1, em Cabrobó (PE), ponto de captação das águas para o Eixo Norte do projeto. A estrutura, concluída em 2015, passará por melhorias e terá sua capacidade duplicada. Atualmente, o sistema conta com dois conjuntos de motobombas, com vazão próxima a 25 metros cúbicos por segundo.

A ordem de serviço para as obras de ampliação será assinada na quarta-feira (28), em Salgueiro (PE), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nosso objetivo é ampliar a infraestrutura hídrica, garantir acesso à água para consumo e produção de alimentos, e também cuidar do Velho Chico. Tudo isso está na programação da comitiva”, afirmou o ministro Waldez Góes, que lidera a iniciativa.

Presente na visita, a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, ressaltou a relevância econômica do projeto. “Temos áreas irrigadas pelo São Francisco onde antes isso era impensável. Pernambuco é hoje o maior exportador de frutas do país, responsável por quase 25% da produção enviada ao exterior. Isso é resultado direto do uso das águas do rio”, destacou.

A comitiva também visitou a Barragem da Serra do Livramento, com capacidade de armazenamento de quase 19 milhões de metros cúbicos. Entre os beneficiados está o agricultor Emilson Pereira, que há dez anos apostou na promessa da transposição. “Aqui era só mata seca. Me chamaram de louco quando cerquei a terra. Mas acreditei que o canal viria, e hoje vejo essa água correndo com emoção”, contou.

Nesta segunda-feira (27), a equipe federal segue para Mauriti (CE), onde será inaugurado o novo sistema de abastecimento de água da cidade.

Projeto de Transposição

Iniciado em 2007, o projeto de transposição do Rio São Francisco conta com 477 quilômetros de canais distribuídos em dois eixos principais: o Norte, com 260 quilômetros, e o Leste, com 217. O investimento total, considerando também os sistemas complementares de distribuição, já ultrapassa R$ 12 bilhões.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.