back to top
24 C
Brasilia
quarta-feira, 21 janeiro 2026, 09:08:53
Publicidade
Publicidade

Haddad terá semana intensa com Brics e Mercosul

Publicado em:

Reporter: Fabíola Fonseca

Notícias relacionadas

Acordo Mercosul-UE amplia acesso do Brasil ao comércio global

Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta...

Bolsa bate recorde e dólar cai abaixo de R$ 5,40

Num dia de alívio no mercado financeiro, a bolsa...

Mercosul e UE firmam acordo após 26 anos de negociações

Após 26 anos de negociações, representantes do Mercosul e...

Focus reduz inflação de 2026 e mantém juros elevados

O mercado financeiro revisou para baixo a projeção de...

Renovação automática da CNH já beneficia 323 mil motoristas

O programa de renovação automática da Carteira Nacional de...
Publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, terá uma semana de compromissos internacionais cruciais, com reuniões de alto nível com ministros da Economia da Argentina, Rússia e China. A agenda inclui a Cúpula do Mercosul em Buenos Aires e encontros do Brics no Rio de Janeiro.

Cúpula do Mercosul e Encontro com a Argentina

Haddad viaja nesta terça-feira (1º) para Buenos Aires como parte da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a reunião de cúpula do Mercosul. Na manhã de quarta-feira (2), o ministro participa de uma reunião com ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais do bloco, onde a transição da presidência do Mercosul para o Brasil e o acordo com a União Europeia serão os temas centrais.

Ainda na manhã de quarta, Haddad se encontrará com seu homólogo argentino, Luis Caputo. A reunião, solicitada pelo governo argentino, focará em questões políticas e no acordo com a União Europeia, que são pontos-chave para ambos os países. O Brasil assumirá a presidência rotativa do Mercosul de julho a 31 de dezembro.

Brics no Rio: NDB, COP30 e Reuniões Bilaterais

Na tarde de quarta-feira (2), Haddad segue para o Rio de Janeiro, onde participará de importantes encontros relacionados ao Brics e ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB).

Na quinta-feira (3) pela manhã, o ministro terá reuniões bilaterais com o ministro das Finanças da China, Lan Fo’an, e da Rússia, Anton Siluanov. Com o representante chinês, os principais tópicos serão o NDB (também conhecido como Banco dos Brics) e a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que ocorrerá em novembro, em Belém.

Na sexta-feira (4), Haddad participará de um seminário do NDB e almoçará com representantes dos países governadores do Banco. Esses eventos são preparatórios para a Reunião de Cúpula de Líderes do Brics, agendada para domingo (6) e segunda-feira (7) no Rio de Janeiro.

No sábado (5), a agenda de Haddad inclui encontros com os ministros das Finanças do Egito, Ahmed Kouchouk, e dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Hadi Al Hussaini. O foco dessas conversas será as relações comerciais do Brasil com esses dois países. Ainda no sábado, o ministro participa da 10ª Reunião Anual dos Governadores do NDB e de um almoço promovido pelos países que controlam o banco de desenvolvimento.

Haddad integrará a comitiva oficial de Lula na Cúpula de Líderes do Brics nos dias 6 e 7, retornando a Brasília na terça-feira (8).

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade