Curta nossa página

educação

termina prazo para INSCRITOS NO Enem recorrerem

Publicado

Foto/Imagem: © Jose Cruz/Agência Brasil
Reporter: Janaina Lemos

Termina nesta quarta-feira (2) o prazo para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 recorrerem da negativa de suas solicitações de atendimento especializado. O Ministério da Educação (MEC) prorrogou a data, que inicialmente se encerraria na última sexta-feira (27).

Para solicitar uma nova análise ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os candidatos devem interpor o recurso exclusivamente pela Página do Participante. É fundamental enviar a documentação que justifique o pedido e a necessidade de recursos de acessibilidade.

Os documentos exigidos devem estar nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB, legíveis e em língua portuguesa. Para serem válidos, os laudos precisam conter o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação (e/ou o código CID 10), além da assinatura e identificação do profissional com registro no CRM, RMS ou órgão competente.

Recursos de acessibilidade e condições aceitas

O atendimento especializado pode ser solicitado por pessoas com deficiência (PCD), idosos, gestantes, lactantes, e indivíduos com transtorno funcional específico (como transtorno do espectro autista, dislexia e déficit de atenção), entre outras condições.

Se o recurso for aprovado após a segunda análise do Inep, o participante poderá contar com diversos recursos, como provas em braile, sala individual, mobiliário adaptado, tempo adicional, leitor de tela, prova com letra ampliada ou guia-intérprete, conforme a necessidade.

Durante as provas, será permitido o uso de material próprio, incluindo máquina de escrever em braile, óculos especiais, bolsa de colostomia, medidor de glicose e bomba de insulina. Todos os recursos autorizados estão detalhados no edital do Enem 2025. É importante ressaltar que, no dia do exame, esses materiais serão vistoriados pelo chefe de sala para garantir a segurança e lisura da prova.

Datas das provas e importância do Enem

As provas do Enem 2025 serão aplicadas pelo Inep nos dias 9 e 16 de novembro em todas as 27 unidades da Federação. Excepcionalmente, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o exame ocorrerá em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) nas proximidades.

O Enem avalia o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio e é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A nota do Enem também pode ser utilizada em processos seletivos de instituições de ensino em Portugal que possuem convênio com o Inep. Além disso, o exame voltou a ser uma opção para maiores de 18 anos que buscam obter o certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência.

Comentários

esporte

Basquete Feminino Brasil está na Final da AmeriCup

Publicado

Por

Fonte em Foco
Foto/Imagem: © Foto: Fiba/Divulgação

A seleção brasileira feminina de basquete confirmou seu favoritismo e está na final da AmeriCup 2025, no Chile. Na noite do último sábado (5), as brasileiras dominaram a Argentina, vencendo por 108 a 68, no Centro de Deportes Colectivos, em Santiago. A grande decisão será neste domingo (6), às 21h10 (horário de Brasília), no mesmo local, contra os Estados Unidos.

Este confronto reedita a final da última edição do torneio, que reúne seleções das Américas do Sul, Central e Norte. Em 2023, o Brasil conquistou seu sexto título continental ao bater as norte-americanas por 69 a 58 em León, no México. O Brasil é o maior campeão da AmeriCup, disputada desde 1989.

 

Em busca da vaga no mundial

A conquista de um eventual sétimo título na AmeriCup garantirá ao Brasil uma vaga direta na Copa do Mundo de Basquete Feminino do próximo ano, que será realizada em Berlim, na Alemanha, em setembro. Caso fique com o vice-campeonato, a seleção terá que disputar um torneio classificatório, ainda a ser definido pela Federação Internacional de Basquete (Fiba).

Na vitória sobre a Argentina, Bella Nascimento foi o grande destaque, com 22 pontos, sendo 18 deles em cestas de três pontos. A ala-armadora de 22 anos, nascida nos Estados Unidos e com atuação no basquete universitário norte-americano, possui mãe brasileira. As pivôs Kamilla Cardoso (Chicago Sky) e Damiris Dantas (Indiana Fever), ambas da WNBA, também foram cruciais, marcando 16 pontos cada. Entre as atletas da Liga de Basquete Feminino (LBF), a ala Thayná Silva, do Sampaio Corrêa, contribuiu com 11 pontos e nove rebotes.

 

Campanha invicta até a final

A equipe comandada pela técnica norte-americana Pokey Chatman chega à final da AmeriCup invicta, com seis vitórias em seis jogos. Na primeira fase, as brasileiras superaram Argentina (71 a 50), Canadá (74 a 65), República Dominicana (73 a 46) e El Salvador (106 a 49). Nas quartas de final, o time verde e amarelo venceu o México por 84 a 61, antes de reencontrar as argentinas na semifinal.

CONTINUAR LENDO

economia

5G no Brasil Completa 3 Anos com Mais de Mil Municípios Conectados

Publicado

Por

Fonte em Foco
Foto/Imagem: © CNI/José Paulo Lacerda/Direitos reservados

A tecnologia 5G celebra três anos de implantação no Brasil neste domingo (6), atingindo mais de mil municípios com acesso à rede de alta velocidade. Um balanço divulgado pela Conexis Brasil Digital, sindicato das empresas de telecomunicações, revela que 1.025 cidades e 47,2 milhões de clientes foram beneficiados nesse período. A cobertura 5G já alcança mais de 70% da população brasileira, concentrando-se nos municípios de maior porte.

Brasília foi a primeira capital a receber a tecnologia, em 6 de julho de 2022. Atualmente, o estado de São Paulo lidera a densidade 5G, com mais de 10,2 mil antenas em 622 municípios, o que corresponde a 25% do total nacional. Em contraste, o Acre possui o menor número de antenas 5G no país, com apenas 169 estruturas em cinco cidades.

 

Metas superadas e desafios da legislação

ocal

As operadoras superaram as metas estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no edital de 2021. Elas não só atenderam 100% das capitais e Distrito Federal, além de 53 municípios com mais de 500 mil habitantes, conforme previsto para julho de 2025, como também avançaram em 60% nos compromissos estipulados para 2026.

“Em relação à infraestrutura em todo o Brasil, as empresas já instalaram 73% do número de antenas previstas nas metas do edital até 2030. São 45.281 de um total de 62.275 planejadas até 2030 para atender todas as metas do leilão”, informou a Conexis.

A tecnologia 5G, com sua alta velocidade, baixa latência e capacidade de conectar múltiplos dispositivos, é vista como um catalisador para avanços na indústria 4.0, telemedicina, agricultura de precisão e na Internet das Coisas (IoT).

No entanto, um dos principais desafios para a expansão do 5G é a falta de legislação local que discipline a instalação e o uso de antenas, conforme a Lei Geral das Antenas (Lei nº 13.116/2015). Dados da Anatel mostram que, em abril, 450 cidades com leis aprovadas concentravam cerca de 85% das estações 5G do país (41 mil estações). Por outro lado, 849 municípios operam sem legislação adequada, contando com apenas 6,3 mil estações (15% do total nacional).

A Anatel destaca a discrepância na cobertura “Em cidades com leis adequadas, há uma média de 3.189 habitantes por ERB, enquanto nos municípios sem a devida legislação esse número sobe para 7.031 habitantes.” A ausência de leis locais dificulta a instalação de novas antenas, prejudicando a cobertura e a qualidade do serviço, especialmente considerando que o 5G exige cinco vezes mais antenas que o 4G.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

Fonte em Foco. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, assessorias de imprensa e colaboradores