O brasileiro Alison dos Santos, conhecido como Piu, voltou a brilhar no Hayward Field, em Eugene, nos Estados Unidos. No mesmo estádio onde foi campeão mundial dos 400 metros com barreiras há três anos, Piu conquistou sua primeira vitória na temporada 2025 da Diamond League, o principal circuito de atletismo do mundo, registrando sua melhor marca do ano.
No último sábado (5), Alison completou a prova dos 400m com barreiras em 46s65, superando em três centésimos sua marca anterior, obtida em Estocolmo, na Suécia, em junho. A vitória teve um sabor especial, pois o brasileiro deixou para trás o medalhista de ouro dos Jogos de Paris, o norte-americano Rai Benjamin, que ficou na segunda posição com 46s71. O pódio foi completado pelo nigeriano Ezekiel Nathaniel (47s88).
Hayward Field: palco de recordes para Piu
Foi exatamente no Hayward Field, durante a final do Mundial de 2022, que Alison dos Santos estabeleceu a melhor marca de sua carreira, com 46s29, que também é o recorde brasileiro e sul-americano da prova.
A próxima etapa da Diamond League será em Mônaco, na próxima sexta-feira (11). Com nove etapas já disputadas, restam seis para o encerramento da temporada, na qual Alison é o atual campeão dos 400m com barreiras.
O atleta brasileiro segue em preparação intensa para o Mundial deste ano, que acontecerá em Tóquio, no Japão, entre 13 e 21 de setembro. Duas vezes medalhista olímpico de bronze, Piu ocupa atualmente a terceira posição no ranking mundial dos 400m com barreiras da World Athletics, federação internacional de atletismo, atrás de Rai Benjamin (1º) e do norueguês Karsten Warholm (2º), detentor do recorde mundial da modalidade.

