back to top
24 C
Brasilia
quarta-feira, 21 janeiro 2026, 09:03:16
Publicidade
Publicidade

Janones tem mandato suspenso por três meses

Publicado em:

Reporter: Marta Borges

Notícias relacionadas

Alckmin diz que sanção dos EUA ao Irã não afeta Brasil

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria,...

Lula diz que país está “mais perto” de derrotar crime organizado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta...

STF marca 8 de janeiro com evento em defesa da democracia

O Supremo Tribunal Federal (STF) promove, no próximo 8...

Sigilo vira principal barreira a dados públicos no governo Lula

O sigilo se consolidou como o principal argumento para...

Lula escolhe aliado para a Justiça e adia resposta à segurança

Lula bateu o martelo. Wellington César Lima e Silva...
Publicidade

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados decidiu suspender o mandato do deputado federal André Janones (Avante-MG) por três meses. A punição foi imposta após uma representação da Mesa Diretora da Câmara por ofensas direcionadas ao colega parlamentar Nikolas Ferreira (PL-MG).

A sanção a Janones é resultado de manifestações provocativas e de baixo calão proferidas contra Nikolas Ferreira enquanto este discursava na tribuna do Plenário da Câmara, na quarta-feira da semana passada (9). O incidente chegou a interromper a sessão legislativa.

O relator da representação no Conselho de Ética, deputado Fausto Santos Jr. (União-AM), considerou que Janones agiu de forma preconceituosa e utilizou expressões de cunho homofóbico, “com o intuito de insultar ou diminuir um adversário político”, conforme registrado pela Agência Câmara.

Para o relator, a conduta de Janones configura “conduta grave e discriminatória”, pois o uso dessas palavras “como forma de xingamento reforça estigmas históricos, normaliza o preconceito e perpetua a marginalização dessa população no espaço público e institucional”.

Em sua defesa, André Janones alegou que foi fisicamente agredido durante a sessão e que suas manifestações não eram inicialmente dirigidas a Nikolas Ferreira. Ele afirmou que estava se manifestando em vídeo nas suas redes sociais contra a taxação de produtos brasileiros pelos Estados Unidos, tema que também era abordado no discurso de Nikolas.

“Quando você está no Plenário e fala, a sua fala não chega até a tribuna. É absolutamente impossível que a fala de algum deputado no Plenário atrapalhe quem está na tribuna”, ponderou Janones.

No Conselho de Ética, a decisão pela suspensão contou com 16 votos favoráveis e 3 contrários. A representação original pedia uma suspensão de seis meses. O deputado André Janones ainda pode recorrer da decisão ao Plenário da Câmara.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.