As seleções brasileiras masculina e feminina de goalball disputam nesta terça-feira (5), em São Paulo, as finais do Campeonato das Américas, no Centro de Treinamento Paralímpico. Os jogos definem quem levanta a taça e quem garante vaga no Mundial de 2026, em Hangzhou, na China.
Às 14h30, a seleção masculina entra em quadra contra a Argentina, reeditando o clássico sul-americano. Já às 16h, será a vez da equipe feminina enfrentar o Canadá. A entrada é gratuita, e os confrontos são transmitidos ao vivo pelo canal da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes (CBDV) no YouTube.
Goleadas e confiança nas finais
As seleções brasileiras chegam invictas às finais. Na segunda-feira (4), o time masculino superou os Estados Unidos por 14 a 4 na semifinal. A equipe feminina também garantiu a vaga com autoridade, ao golear a Argentina por 10 a 2.
De volta à seleção após os Jogos Paralímpicos de Tóquio (2021), a carioca Victória Nascimento comemorou a oportunidade de jogar mais uma decisão vestindo a camisa do Brasil.
“Voltar pra seleção é maravilhoso. Estou vivendo cada minuto como se fosse a primeira vez. Estar numa final carregando essa camisa é uma grande responsabilidade que, graças a Deus, estou pronta para assumir”, afirmou a atleta.