O escritor e humorista Luis Fernando Verissimo, de 88 anos, está internado em estado grave em Porto Alegre, no Hospital Moinhos de Vento, para tratar uma pneumonia. De acordo com o boletim médico divulgado nesta segunda-feira (18), ele está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) recebendo “todas as medidas de suporte necessárias”.
O autor, que tem um quadro de saúde delicado, já enfrenta o Mal de Parkinson, problemas cardíacos e sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 2021. Em 2022, ele também passou por uma cirurgia para implantar um marca-passo.
Trajetória e legado de um gigante da literatura
Filho do também escritor Érico Verissimo, Luis Fernando Verissimo é um dos nomes mais importantes da literatura brasileira contemporânea. Ao longo de sua carreira, ele se destacou em diversas áreas: foi cartunista, tradutor, dramaturgo e romancista. Sua obra, conhecida pelo humor inteligente, assertividade e crítica social, conquistou milhões de leitores.
Verissimo publicou mais de 80 títulos, entre eles clássicos como As Mentiras que os Homens Contam e O Analista de Bagé, que esgotou sua primeira edição em apenas uma semana, em 1981. Além da literatura, o escritor é um apaixonado por música, dedicando-se à prática do saxofone.

