back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 06:33:52
Publicidade
Publicidade

Brasileiros se destacam na Olimpíada de Astronomia e Astrofísica

Publicado em:

Repórter: Janaina Lemos

Notícias relacionadas

Uniformes escolares se transformam em enxovais para bebês

Solidariedade, sustentabilidade e inclusão social caminham juntas na nova...

Brasília celebra 65 anos em meio a cobranças por melhorias em saúde, educação e transporte

Nesta terça-feira (22), a Câmara Legislativa do Distrito Federal...

Estudantes da rede pública terão pré-inscrição automática no Enem

Estudantes que concluírem o ensino médio em 2025 em...

Marcelo Tas fala sobre os desafios da educação em tempos de pandemia

Para discutir sobre as novas tecnologias e os desafios...
Publicidade

A delegação brasileira de estudantes brilhou na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), realizada em Mumbai, na Índia, conquistando uma medalha de ouro, duas de prata, uma de bronze e uma menção honrosa. O resultado foi divulgado na última quinta-feira (21).

O grande destaque foi Luca Pimenta, que levou a medalha de ouro, além dos troféus de melhor prova em grupo e melhor prova observacional. As medalhas de prata foram para Franklin da Silva Costa e Francisco Carluccio de Andrade, e a de bronze para Lucas Amaral Jensen. Giovanna Queiroz recebeu a menção honrosa.

A IOAA, em sua 18ª edição, reuniu os melhores estudantes do ensino médio de mais de 50 países. O professor e astrônomo Júlio Klafke, da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), ressaltou a dificuldade da competição. “O nível das questões é extremamente elevado. As provas envolvem conhecimentos de matemática, física e astronomia”, explicou. As avaliações também incluem provas de observação do céu, manipulação de telescópios e planetários.

Os cinco estudantes foram selecionados a partir do desempenho na edição de 2024 da OBA, que teve mais de 2 milhões de inscritos. Deste grupo, dez alunos foram selecionados para a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), que será realizada de 1º a 7 de setembro no Rio de Janeiro. Como país anfitrião, o Brasil terá duas equipes na competição.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica distribuiu mais de 80 mil medalhas em 2024, com quase metade delas para estudantes de escolas públicas. A edição deste ano já premiou mais de 65 mil participantes e está em fase de seleção para as próximas competições internacionais.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.