O Brasil estabeleceu como meta que, até dezembro de 2025, ao menos 64% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental estejam plenamente alfabetizados — capazes de ler frases e textos curtos e localizar informações explícitas, conforme prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O objetivo faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), lançado em 2023 pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com estados, municípios e o DF.
Desafios e avanços
Em 2024, a meta era alcançar 60% das crianças alfabetizadas. O resultado ficou em 59,2%, o que representa cerca de 2 milhões de alunos avaliados em 42 mil escolas de todo o país.
Para 2030, a meta é mais ousada: garantir que 80% das crianças brasileiras saibam ler e escrever ao fim do 2º ano do ensino fundamental.
Segundo o CEO da Fundação Lemann, Denis Mizne, o país precisa dar prioridade política à alfabetização e melhorar a execução dos recursos já disponíveis.
“Não é suficiente alfabetizar a criança no segundo ano, mas é condição absolutamente necessária para que se possa ter uma educação de qualidade. Ainda há muito dinheiro do programa que não está sendo usado na ponta”, destacou.
Mizne também defendeu que escolas e redes de ensino foquem em crianças mais vulneráveis, além de fortalecer a formação de professores alfabetizadores.
Exemplos de sucesso
O especialista citou o caso de Sobral (CE), que transformou sua rede de ensino e hoje é referência nacional. O modelo foi expandido para todo o Ceará e, mais recentemente, serviu de base para a criação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Para ele, alcançar os 80% até 2030 é “factível, mas tímido”, já que diversos municípios, inclusive de baixo PIB, já superam esse patamar.
Adesão nacional
Atualmente, todos os estados e 99% dos municípios já aderiram ao compromisso. O único que faltava, Roraima, oficializou a participação em 2024.
Durante a entrega do Prêmio MEC da Educação Brasileira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou a adesão quase total:
“Essa é uma política que precisa ser sustentada no tempo, porque a alfabetização é a base para todo o desenvolvimento educacional do país”.
Serviço (Meta de alfabetização)
Meta 2025: 64% de crianças alfabetizadas
Meta 2030: 80% de crianças alfabetizadas
Resultado 2024: 59,2%

