O Distrito Junino 2025 iniciou sua festa de encerramento em grande estilo, reunindo cerca de 100 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios nesta sexta-feira (29). O evento, que celebra a cultura junina, teve uma noite de muita dança e música, com a apresentação das quadrilhas campeãs Filhos do Sol, Santo Afonso, Formiga da Roça e Sanfona Lascada.
A programação musical contou com a energia de Natanzinho Lima, um dos nomes da nova geração da música brasileira, e a emoção de Flávio José, ícone do forró tradicional, que animaram e emocionaram a multidão.
Continuidade e protagonismo cultural
O secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Cláudio Abrantes, destacou o sucesso da iniciativa como política pública. “O Distrito Junino não é apenas entretenimento, mas um investimento estratégico que movimenta territórios criativos, gera empregos e garante que a nossa cultura popular e o DF estejam mais uma vez no topo dos grandes circuitos culturais do país”, afirmou.
A festa de encerramento continua neste sábado (30), com as apresentações das quadrilhas Rasga o Fole, Si Bobiá a Gente Pimba, Sabugo de Milho, Arroxa o Nó e Pau Melado. O público também poderá curtir os shows de Wesley Safadão, Chambinho do Acordeon e da dupla George Henrique & Rodrigo.
O festival, que já teve 261 apresentações em 41 dias de evento, se consolidou como um dos maiores do país. O presidente do Instituto Orgulho de Ser Nordestino, Affonso Gomes, ressaltou a dimensão histórica da noite, reforçando que o circuito deu protagonismo às quadrilhas juninas como patrimônio imaterial.
A festa, que começa às 18h deste sábado, tem entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados na plataforma Sympla.

