Nesta quarta-feira (3), 53 estudantes da Escola Classe 26 de Ceilândia fizeram uma viagem no tempo ao visitar o Museu do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). A iniciativa, parte do projeto Turismo Mais Brasília, ofereceu aos alunos a oportunidade de ver de perto objetos curiosos e inusitados encontrados no lixo desde a década de 1990.
A visita ao museu, que integra o projeto em parceria com as secretarias de Turismo e Educação do Distrito Federal, encantou as crianças com itens que marcaram gerações, como telefones de disco, orelhões com ficha, televisores de tubo e câmeras analógicas. A coordenadora do projeto, Samara Cardoso, destacou a importância da visita para que os alunos valorizem o trabalho de limpeza urbana e se conscientizem sobre o descarte correto de resíduos.
Do lixão ao aterro sanitário
Além de conhecerem as “relíquias do passado”, os alunos participaram de uma aula de educação ambiental. Servidores do museu, como Elizete Baltazar, explicaram a evolução do tratamento de resíduos no Distrito Federal, utilizando maquetes do antigo Lixão da Estrutural e do atual Aterro Sanitário de Brasília.
A aluna do 4º ano, Ludmila Santiago, resumiu o aprendizado: “Gostei das peças antigas e também aprendi que precisamos separar o lixo e não jogar nas ruas”.

