O youtuber de extrema-direita Wilker Leão, estudante de História da Universidade de Brasília (UnB), foi expulso da instituição após conclusão de um processo disciplinar discente (PDD). A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (5) em comunicado oficial da reitoria.
De acordo com a nota, Leão foi excluído da universidade e está impedido de realizar novas matrículas. O despacho seguiu recomendações do relatório final do PDD e o parecer da Procuradoria Federal junto à UnB. Ainda cabe recurso.
Leão, que soma mais de 940 mil inscritos no YouTube, já estava suspenso das aulas desde 2023, quando começaram as investigações. Segundo a universidade, ele gravava professores e colegas sem autorização em sala de aula e publicava os vídeos em tom de deboche e ridicularização.
Em abril deste ano, o estudante participou da convocação de um ato dentro da UnB que estimulava violência contra alunos. O episódio reforçou a abertura do processo administrativo.
Em vídeo divulgado em seu canal, o youtuber afirmou que ingressou no curso de História “justamente por ser um dos cursos que a esquerda mais dominou com suas narrativas ideológicas e doutrinárias”. Ele declarou que seu objetivo era “combater isso dentro da universidade federal”.
A reportagem segue tentando contato com Wilker Leão para manifestação sobre a expulsão.

