A falta de chuvas e a baixa umidade do ar causaram um aumento do risco de queimadas em diversas regiões do Brasil. Neste domingo (7), a Defesa Civil de São Paulo atualizou os alertas, indicando uma situação de emergência em todo o interior paulista, com riscos elevados até a próxima quinta-feira (11).
O cenário é similar em outros estados do interior do país, como Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins e Bahia, que estão sob alerta do Inmet por umidade do ar abaixo de 12%. O tempo seco exige atenção tanto para a prevenção de incêndios quanto para os cuidados com a saúde, principalmente de crianças e idosos.
Queda nos focos de incêndio apesar do clima
Apesar das condições climáticas desfavoráveis, o interior de São Paulo registrou uma queda de cerca de 70% nos focos de queimadas neste ano, um dos melhores resultados do país. Essa redução é atribuída ao trabalho integrado entre as equipes de prevenção e combate, além do aumento da fiscalização e das punições para queimadas não autorizadas.
A tendência de diminuição de incêndios em 2025 é geral, quando comparada aos anos de 2023 e 2024. A atuação preventiva e o reforço nas fiscalizações são cruciais para manter os resultados positivos, mesmo em um período de forte seca.

