O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) emitiu um alerta para pacientes e familiares sobre tentativas de golpe que cobram por procedimentos médicos. Nesta sexta-feira (19), a instituição recebeu relatos de que golpistas se passam por funcionários para solicitar pagamentos por exames e outros serviços no Hospital de Base.
O IgesDF reforça que todos os serviços de suas unidades — incluindo o Hospital de Base, o Hospital Regional de Santa Maria, o Hospital Cidade do Sol e as 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) — são totalmente gratuitos, custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O que fazer em caso de golpe
O presidente do IgesDF, Cleber Monteiro, ressaltou que nenhuma unidade administrada pelo instituto cobra por consultas, exames, procedimentos ou tratamentos. A instituição orienta que, ao receber qualquer tipo de contato solicitando pagamentos em nome do IgesDF, o paciente ou familiar deve procurar imediatamente a Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência.
“Infelizmente, não podemos nos responsabilizar pela má-fé de terceiros. Contudo, estamos empenhados em apoiar as autoridades dentro do possível para que crimes como esse não voltem a ocorrer”, afirmou Monteiro.

