O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi homenageado pelo Sindicato dos Funcionários Integrantes da Carreira Auditoria Tributária do DF (Sinafite) durante jantar realizado nesta sexta-feira (26), no restaurante Steak Bull. Ao lado do secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, o chefe do Executivo recebeu uma placa de agradecimento pelo reconhecimento às ações do GDF em valorização à categoria.
Desde 2019, o governo já nomeou 208 auditores-fiscais, modernizou sistemas de arrecadação e viabilizou a capacitação de mais de 100 servidores em cursos de mestrado e doutorado. Atualmente, o DF conta com 463 auditores em atividade.
Em discurso, Ibaneis ressaltou o papel estratégico da carreira:
“Existe um preconceito contra o Fisco, mas tenho mostrado que vocês fazem o bem para a cidade. Quem arrecada coloca recursos à disposição do governo para os investimentos necessários em saúde, educação, segurança e infraestrutura”, afirmou.
O governador destacou ainda o impacto das obras realizadas em parceria com o setor privado: mais de 6 mil entregues desde 2019.
Reforço na fiscalização tributária
O secretário de Economia do DF, Daniel Izaias de Carvalho, lembrou que os auditores não apenas fiscalizam, mas também desenham o modelo tributário que garante os recursos para políticas públicas. Ele anunciou a assinatura de uma linha de crédito do Profisco, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que permitirá ampliar a fiscalização com uso de novas tecnologias.
O presidente do Sinafite-DF, Wanderson Vieira, enfatizou que o fortalecimento da categoria resultou em ganhos expressivos: nos últimos cinco anos, a arrecadação superou em R$ 8 bilhões as projeções.
Dia do Auditor-Fiscal
Celebrado no Brasil desde 1941, o Dia do Auditor-Fiscal passou a integrar o calendário oficial do DF em 2023, pela Lei nº 7.309.
Clube de Engenharia
Na mesma noite, Ibaneis participou da posse da nova diretoria do Clube de Engenharia de Brasília (CEnB), que completa 68 anos em 2025. David José de Matos assumiu a presidência da entidade para o triênio 2025-2028. A vice-governadora Celina Leão também esteve presente e destacou a importância histórica dos engenheiros na construção da capital.

