O Prêmio Jabuti, considerado o mais tradicional da literatura brasileira, divulgou nesta sexta-feira (26) a lista dos semifinalistas da sua 67ª edição. São dez obras indicadas em cada uma das 23 categorias.
A seleção passará por nova etapa eliminatória em 7 de outubro, quando serão revelados os cinco finalistas de cada categoria. Os vencedores serão conhecidos em 27 de outubro, em cerimônia organizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Livro do Ano vale R$ 70 mil
Este ano, 4.350 obras inscritas concorrem também ao Livro do Ano, categoria especial que premia o vencedor com R$ 70 mil e a oportunidade de representar o Brasil na Feira do Livro de Londres, em 2026, durante o Ano da Cultura Brasil–Reino Unido. Todas as obras participantes foram publicadas em 2024.
Homenagem a Ana Maria Machado
A edição de 2025 presta homenagem à escritora Ana Maria Machado, de 83 anos, integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL). A autora é vencedora de três Jabutis e também recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o maior reconhecimento internacional da literatura infantil.
Estreantes e consagrados lado a lado
O Jabuti tem como marca a valorização tanto de estreantes quanto de autores consagrados e editoras de diferentes portes. Nesta edição, figuram nomes como Monja Cohen, Christian Dunker, Ruy Castro, Carpinejar, Miguel Nicolelis e Daniel Munduruku.
Entre os destaques está a dupla presença de Chico Buarque: concorre na categoria Romance Literário com Bambino a Roma, e também aparece como tema do livro Chico Buarque em 80 canções, de André Simões.
A lista completa dos semifinalistas pode ser conferida no site oficial do Prêmio Jabuti, mantido pela CBL.

