Entre sexta-feira (26) e domingo (28), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), com apoio da Polícia Militar (PMDF), realizou operações de fiscalização em sete regiões administrativas: Arapoanga, Ceilândia, Lago Norte, Planaltina, Recanto das Emas, São Sebastião e Taguatinga. As ações resultaram em 243 infrações de trânsito.
Ao todo, foram aplicados 933 testes de etilômetro, com 124 motoristas autuados por dirigir sob efeito de álcool. Dois deles apresentaram índices considerados crime e foram conduzidos à delegacia.
Outras irregularidades também foram registradas:
40 motoristas inabilitados;
17 veículos com escapamento irregular;
14 condutores com CNH vencida há mais de 30 dias;
2 motoristas com o direito de dirigir suspenso;
46 infrações diversas.
Condutor autuado duas vezes na mesma noite
Durante a operação Lei Seca em Taguatinga, um motorista foi autuado por não possuir habilitação e se recusar a fazer o teste do bafômetro. O carro chegou a ser retirado por um motorista de aplicativo.
Poucos quilômetros depois, no entanto, o mesmo veículo foi novamente abordado: o condutor inabilitado havia reassumido a direção. O motorista de aplicativo acabou preso em flagrante por entregar o carro a uma pessoa alcoolizada, e o condutor voltou a ser autuado.
Segundo o artigo 310 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é crime entregar a direção a pessoa não habilitada ou sob efeito de álcool. A pena prevista é de detenção de seis meses a um ano, ou multa.

