A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) lançou a 6ª edição da Relação de Medicamentos Essenciais do Distrito Federal (Reme-DF). A nova lista, que será usada entre 2024 e 2025, inclui mais de 40 novos fármacos para o Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando o acesso da população a tratamentos de diversas complexidades.
Segundo a diretora substituta de Assistência Farmacêutica da SES-DF, Giovana Garofalo, a atualização é essencial para garantir o acesso a medicamentos seguros, priorizando a efetividade, a segurança e o custo-benefício.
Novas opções para câncer e doenças respiratórias
Entre os medicamentos adicionados, há novos tratamentos para doenças oncológicas, como o Pembrolizumabe, para o tratamento de melanoma, e o Ribociclibe, para o tratamento de câncer de mama. A inclusão desses fármacos visa prevenir a recorrência das doenças, oferecendo mais tempo e tranquilidade aos pacientes.
O DF também se destaca como pioneiro ao incluir o Nirsevimabe, um medicamento voltado para a prevenção do vírus sincicial respiratório (VSR), que afeta principalmente a população infantil. A lista de 2025 também traz novidades para doenças crônicas, raras e de alta complexidade.

