Um acordo de cooperação técnica está em fase de estudo para reforçar a segurança e combater a depredação das passagens subterrâneas do Plano Piloto. Na manhã desta quarta-feira (1º/10), equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) percorreram algumas estruturas da Asa Sul para alinhar medidas que garantam mais conforto e tranquilidade aos cidadãos que utilizam essas travessias.
Segundo o presidente da Novacap, Fernando Leite, já está em preparação um edital para a instalação de um sistema de vídeo-monitoramento que funcionará 24 horas por dia. A expectativa é que cerca de 220 câmeras de segurança sejam distribuídas pelas passagens. “O projeto já está pronto e, nos próximos dias, vamos publicar a licitação”, destacou.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, as imagens captadas serão acompanhadas em tempo real tanto por uma central de controle da Novacap quanto pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). “Outras iniciativas também serão pensadas para que o cidadão sinta-se cada vez mais seguro ao atravessar essas estruturas”, afirmou.
Reformas já em andamento
Além do reforço na segurança, as passagens estão passando por obras de revitalização. A primeira delas, na Quadra 102 da Asa Sul, já foi concluída. O projeto, que conta com investimento de R$ 4 milhões, inclui pintura, recomposição de pisos, troca de grelhas danificadas e modernização da iluminação em parceria com a Companhia Energética de Brasília (CEB).
Atualmente, a reforma ocorre na passagem da Quadra 104 da Asa Sul, com previsão de entrega ainda em outubro.
Para o diretor das Cidades da Novacap, Raimundo Silva, a conservação dos espaços também depende do engajamento da população. “A preservação das passagens subterrâneas do Plano Piloto não é apenas responsabilidade do poder público. É fundamental que os moradores participem desse esforço coletivo”, ressaltou.

