Com uma atuação que reafirma o compromisso do poder público com o respeito à dignidade humana e à inclusão social, o Governo do Distrito Federal (GDF) realiza, nesta quarta-feira (8), uma grande ação de acolhimento e assistência a pessoas em situação de rua no Riacho Fundo II. A iniciativa, coordenada pela Casa Civil, começa às 9h e envolve uma ampla rede de secretarias e órgãos do governo.
O trabalho é fruto da articulação entre as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), Segurança Pública (SSP-DF), Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), além de contar com o apoio da Novacap, Codhab, Detran-DF, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Tutelar.
A ação exemplifica o caráter humanizado e intersetorial das políticas públicas do GDF, que unem saúde, educação, habitação, trabalho e cidadania para oferecer novas oportunidades a quem mais precisa.
Acolhimento e novos caminhos
Durante o atendimento, as equipes do governo oferecerão serviços de saúde, assistência social e orientação educacional, além de apoio sobre cuidados com animais domésticos e benefícios sociais. Entre as medidas, está a oferta de auxílio excepcional de R$ 600 para pessoas sem condições de pagar aluguel, além de vagas em abrigos, cursos de qualificação profissional, como o RenovaDF, e cadastro para moradias populares.
A importância do acolhimento é central na iniciativa. Em vez de apenas intervir nas ocupações, o GDF busca ouvir, orientar e oferecer caminhos reais de reintegração social, mostrando que a política pública pode — e deve — ser instrumento de empatia, reconstrução e cidadania.
Após o atendimento, a DF Legal fará o desmonte das estruturas e o transporte dos pertences para o local regular indicado por cada pessoa. Caso não haja destinação imediata, os objetos serão levados ao depósito da pasta, no SIA Trecho 04, onde poderão ser retirados sem custo no prazo de até 60 dias.
Durante a semana, as secretarias já realizaram abordagens sociais e mapeamentos prévios, identificando as demandas e particularidades de cada grupo atendido — uma ação preventiva que reforça o cuidado e o planejamento do governo.
Locais de atendimento no Riacho Fundo II
QC 06, Conjunto 15 – ao lado da Reserva da Embrapa
QN 09 B, Conjunto 01 – Área Verde ao lado da rotatória
QN 10, Conjunto 5, Lote 5 – em frente à Feira Permanente
Imediações da Feira Permanente
QS 14, Conjunto 5A
QS 08, Conjunto 05
Com essa ação integrada, o GDF reafirma seu compromisso com a construção de uma cidade mais justa, solidária e acolhedora, onde cada cidadão — independentemente de sua condição social — tenha acesso a dignidade, oportunidades e esperança de recomeço.

