A governadora em exercício Celina Leão participou, na manhã desta segunda-feira (13), de uma reunião na sede da Caixa Econômica Federal com o objetivo de acelerar os trâmites burocráticos e a execução de obras do Governo do Distrito Federal (GDF) que são financiadas pelo banco.
Celina Leão destacou a importância da “proximidade” com a instituição para garantir a agilidade na entrega de projetos cruciais à população.
Obras em Destaque
Entre os projetos discutidos na reunião, que contam com recursos de emendas parlamentares ou financiamentos da Caixa, estão:
- Policlínica do Recanto das Emas: Investimento previsto de R$ 30 milhões.
- Centro de Doenças Raras: Previsão de aporte de quase R$ 40 milhões.
Parcerias de Longo Prazo
Desde 2019, a Caixa Econômica Federal e o GDF firmaram mais de 100 convênios e contratos de repasses. A lista de parcerias inclui grandes obras de infraestrutura e serviços públicos, como:
- Construção de novos Centros de Referência da Mulher Brasileira.
- Implantação de acesso a escolas rurais.
- Construção de unidades de saúde e de batalhões das forças de segurança.
- Grandes projetos como o Túnel Rei Pelé (Taguatinga) e o Corredor Eixo-Oeste (ligando o Sol Nascente à área central de Brasília).
A reunião contou com a presença de diversos secretários e dirigentes do GDF, como José Humberto Pires de Araújo (Governo), Valter Casemiro (Obras), Fernando Leite (Novacap) e Fauzi Nacfur (DER), além de toda a equipe técnica da Caixa.

