Os 78 estudantes-atletas do Distrito Federal concluíram o primeiro bloco dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), realizado em Uberlândia, Minas Gerais, com a sensação de dever cumprido e a bagagem mais pesada. A delegação do DF, composta por alunos das redes pública e privada, conquistou um total de nove medalhas nas modalidades disputadas entre 6 e 28 de outubro.
A participação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação do DF (SEEDF) e a Federação Regional de Desporto Escolar do Distrito Federal e Entorno (FRDE-DF).
Natação se destaca com seis pódios
A modalidade que mais rendeu conquistas para o DF neste primeiro bloco foi a Natação, que garantiu seis medalhas.
Para a atleta de vôlei Maria Eduarda Zeola Rosolem, de 13 anos, as lições aprendidas vão além da competição. “Participar do JEBs foi muito motivador para mim. Eu conheci pessoas muito legais e aprendi lições importantes, como lidar emocionalmente com as coisas do cotidiano e com os problemas da vida mesmo. E ganhar medalha foi muito bom, algo que nós batalhamos muito. Estou muito feliz porque foi um sonho realizado,” comentou a estudante do Colégio Seriös.
O presidente da FRDE-DF, Jonas Figueredo, demonstrou satisfação com o empenho dos jovens e ressaltou o apoio institucional na logística. “A parceria da FRDE-DF com a Secretaria de Educação tem sido de fundamental importância para a performance na competição, visto que as duas instituições estão imbuídas em proporcionar para os nossos jovens o que há de melhor,” afirmou.
Início do Segundo Bloco
O segundo bloco dos Jogos Escolares Brasileiros teve início nesta segunda-feira (13), recebendo outros 88 estudantes-atletas do DF. Eles disputarão seis novas modalidades individuais e coletivas: atletismo, atletismo adaptado, ciclismo, ginástica rítmica, judô e taekwondo.

