O lendário time de basquete norte-americano Harlem Globetrotters fez uma parada especial em Ceilândia nesta quarta-feira (15), transformando uma quadra escolar em palco de um gesto de solidariedade. Cerca de 400 estudantes da Escola Parque Anísio Teixeira foram presenteados com um show de habilidades, carisma e talento, em uma ação social coordenada pela Casa Civil do Distrito Federal (DF).
A iniciativa, com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF), não só aproximou os ídolos internacionais de crianças, jovens e famílias, como também reforçou a política cidadã do Governo do DF (GDF) de incentivo ao esporte e democratização do acesso a grandes eventos.
Para a governadora em exercício, Celina Leão, o evento representa a consolidação de Brasília como roteiro de grandes eventos internacionais e o compromisso em levar oportunidades a todas as regiões.
A gestora destacou o esporte como uma “política de primeiro escalão”. Como prova disso, o GDF afirma ter reformado mais de cem quadras e construído 50 novas desde o início da gestão. Além disso, foi lançada a licitação, no valor de R$ 8 milhões, para reformar o espaço de treinamento do atleta Caio Sena.
“É muito especial ver Brasília se consolidando como roteiro de grandes eventos, inclusive internacionais, e ainda mais bonito quando esses atletas buscam se aproximar do dia a dia da população. Hoje, ao virem aqui e terem contato com nossos alunos, eles tornam esse momento ainda mais significativo”, observou a governadora em exercício.
A escolha da Escola Parque Anísio Teixeira não foi aleatória: a instituição possui uma estrutura diferenciada e uma proposta pedagógica inovadora, atendendo 2,4 mil alunos em 20 modalidades e oficinas esportivas, como futsal, basquete, vôlei e natação.
O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, ressaltou o caráter simbólico e inclusivo de levar um evento internacional à comunidade de Ceilândia, que, segundo ele, “respira e vive o basquete“. “Um evento internacional só faz sentido quando gera inclusão. Trazer os Harlem Globetrotters para essa comunidade, que respira e vive o basquete, tanto no masculino quanto no feminino, é fundamental”, destacou Junqueira.
O impacto na comunidade foi sentido por Isack Santos, estudante de 15 anos de Ceilândia. Ele classificou a oportunidade como “algo novo e muito bom“, especialmente pela dificuldade de acesso a eventos desse tipo na região.
O atleta Sweet Lou II Dunbar, há oito anos no Globetrotters e conhecido como “Embaixador da Boa Vontade”, afirmou que o objetivo do time é inspirar. “Nós adoramos inspirar, mostrar para esses meninos e meninas que eles podem ser o que quiserem, que devem continuar sonhando alto”, disse Dunbar.
O secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, e a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, reforçaram o coro: o evento resgata lembranças, motiva os alunos e demonstra um “verdadeiro exercício de cidadania“.
A apresentação em Ceilândia contou ainda com a participação de jogadores do Projeto Social Filadélfia de Basquete, da região, e do Brasília Basquete, da NBB. A apresentação principal do Harlem Globetrotters no DF ocorre nesta sexta-feira (17), no Ginásio Nilson Nelson.

