back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 03:12:22
Publicidade
Publicidade

Festival das Luzes traz 100 pratos indianos a SP

Publicado em:

Reporter: Paulo Andrade

Notícias relacionadas

Festival Cinefantasy traz cinema fantástico e gratuito a São Paulo

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) recebe, a partir...

“O Agente Secreto” é o representante do Brasil no Oscar 2026

O filme "O Agente Secreto", dirigido por Kleber Mendonça...

Parada do Orgulho LGBT+ em São Paulo

A avenida paulista foi palco de um evento histórico...

Lenda do rock Ozzy Osbourne morre aos 76 anos

O mundo da música perdeu uma de suas maiores...

Bienal de São Paulo 2025 inspirada em Conceição Evaristo

Maior evento de arte contemporânea do Hemisfério Sul reúne...
Publicidade

Conhecido como o Festival das Luzes, o Diwali simboliza a vitória da luz sobre as trevas e do bem sobre o mal. Além disso, marca o início de um novo ano no calendário hindu.

A tradição indiana recebe a segunda edição neste final de semana (18 e 19), no Largo da Batata, em São Paulo. O evento oferece mais de 100 opções de comidas típicas.

Programação gratuita e repleta de atrações

A programação vai das 11h às 21h e é totalmente gratuita. Durante os dois dias, haverá diversas apresentações de danças indianas. Além disso, acontece a Cerimônia das Luzes, em que os participantes são convidados a criar desenhos coloridos no chão. O objetivo é receber a presença de deusas do hinduísmo.

Outro destaque são as performances de cantores e DJs. Eles exploram a música contemporânea da Índia. As atrações podem ser conferidas na rede social do evento.

Comida indiana muito além dos vídeos da internet

As barracas de rua, com pratos típicos, são uma das principais atrações do evento. Os destaques vão para as Samosas, pastéis fritos com massa fina e recheada com mistura picante de batata, ervilhas e especiarias. Eles também podem conter frango ou peixe.

Outra atração é o butter chicken, um curry com pedaços de frango e temperos. Entre eles, a pimenta caiena, conhecida pela cor avermelhada.

“A comida indiana recebe uma má reputação na internet, principalmente por vídeos que a descrevem como suja”, comenta o organizador do evento, Guilherme Caetano.

Porém, muitos pratos estão associados à prática do ayurveda. Trata-se de um sistema medicinal com mais de 3 mil anos que busca o equilíbrio da saúde do corpo.

Diwali pelo mundo e a versão brasileira

A celebração do Diwali acontece de diferentes formas no mundo. Na Índia, por exemplo, luzes pisca-pisca são espalhadas por toda a parte e balões soltos no ar. Já no Canadá e na Inglaterra, são usados fogos de artifício.

O Festival no Brasil vai criar um show na praça do Largo da Batata e um cerimonial. Apesar da ligação com o hinduísmo, Guilherme Caetano aponta que a cerimônia tornou-se algo individualmente religioso.

“A cerimônia virou um dos pontos altos do festival”, conta o organizador. Segundo ele, no ano passado, o convidado Sandip, da Índia, fez mandalas no chão com giz.

Durante o processo, algumas pessoas do público foram chamadas para colocar o pozinho na mandala. Depois disso, vinham com uma vela pequena.

“Acabou virando uma cerimônia linda por ver as pessoas se abaixando, rezando com a vela, agradecendo”, relembra Guilherme. Para ele, cada um trouxe sua própria religiosidade para o momento.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.