A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, participou neste sábado (18) da abertura da terceira edição da feira #NoEntornoTem, um evento que celebra a integração econômica e cultural entre Brasília e os municípios da Região Metropolitana.
A feira, que tem entrada gratuita, está ocorrendo no estacionamento do Complexo Cultural da Torre de TV (antiga Funarte) e segue até domingo (19). O público pode conferir e adquirir produtos de gastronomia, arte, artesanato e variedades, com a participação de expositores de 13 cidades do Entorno, além de municípios como Alto Paraíso, Corumbá de Goiás e Pirenópolis.
A iniciativa é promovida em parceria entre o Governo do Distrito Federal e o Governo de Goiás, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento econômico e o turismo regional.
A governadora Celina Leão, que é goiana, destacou a necessidade e a realidade dessa integração: “Estou há muitos anos no Distrito Federal, mas sou goiana também e a gente sabe que precisa dessa integração, de que os serviços públicos também estejam funcionando no estado de Goiás e no Distrito Federal, porque não tem muro entre Goiás e DF”.
Leão enfatizou que a população da Região Metropolitana é marcada pela grande integração, com pessoas que trabalham em um estado e moram no outro.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, presente no evento, reforçou a parceria e descreveu a feira como uma vitrine para o potencial goiano. “É uma forma de mostrar à capital do país, que está dentro de Goiás, e mostrar para o Brasil todo o potencial da gastronomia, do artesanato, do turismo e da cultura goiana, além dos negócios e empreendimentos na região do Entorno”, afirmou.
O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, classificou a feira como uma vitrine de serviços e produtos que movimenta a economia das duas regiões. Ele destacou que a feira se consolida como um fomento da economia, mostrando as potencialidades e a qualidade dos produtos.
A coordenadora de turismo Bruna Paiva, de Cocalzinho de Goiás, reforçou o impacto da feira para o turismo: “Por serem cidades muito próximas, as pessoas que estão aqui às vezes querem um refúgio diferente e chegam até nós. A gente sentia que não era parte nem de Brasília e nem de Goiás, e essa união entre os estados é muito importante”.

