O fim de semana no Distrito Federal será um palco de lazer e diversidade, com uma programação cultural e esportiva intensa. O calendário conta com a grande final nacional de skate, saraus de música e poesia, mostras de cinema e oficinas de arte, com destaque para eventos gratuitos e acessíveis, muitos incentivados pela Secec-DF e pela SEL-DF.
Os programas governamentais Lazer para Todos e Vai de Graça oferecem gratuidade no acesso ao Zoológico e Jardim Botânico e no transporte público (ônibus e metrô) aos domingos e feriados, facilitando o deslocamento.
Esporte: Final de skate street no Parque da Cidade
Pela primeira vez, Brasília sedia a etapa final do STU National Street Finals, de 24 a 26 de outubro, no Parque da Cidade Sarah Kubitschek. O evento, que definirá os campeões da temporada 2025 de skate street, começa a partir das 10h e tem entrada gratuita.
Como legado para a capital, o Parque da Cidade receberá uma nova pista de Street de nível internacional, com 800 m².
Música e poesia: Choro e sarau em Destaque
- Sarau Orgulho em Verso: Neste sábado (25), São Sebastião recebe o sarau, que reúne música, dança, poesia e performances gratuitas a partir das 14h, no Vanguarda Shows e Eventos. O evento, conduzido pela drag queen Pikineia, integra o projeto Distrito Criativo.
- Pilares do Choro: O projeto encerra sua temporada neste sábado (25) com um show gratuito de chorinho na Praça da Bíblia da Candangolândia, às 20h. O evento celebra a riqueza do gênero, com direção musical do premiado Alberto Salgado.
- Festival Adorei as Almas: O evento em Planaltina continua no sábado (25) com oficinas gratuitas de construção de berimbau, rítmicas e capoeira, a partir das 8h. O festival, realizado no Terreiro da Vovó Maria Conga, celebra a musicalidade afro-brasileira.
Cinema e audiovisual
- Mostra de Cinema Espanhol: De 23 a 26 de outubro, o Cine Brasília exibe longas aclamados do cinema espanhol contemporâneo. A exibição é gratuita, com filmes em versão original e legendas em português.
- O Futuro é Indígena: Neste sábado (25), às 10h, o Memorial dos Povos Indígenas exibe o curta-metragem. A obra retrata a infância como força política na luta dos povos originários, com uma equipe de produção formada exclusivamente por mulheres. A exibição é gratuita e conta com interpretação em Libras.
Arte, literatura e museus
- Brasília: mensagens monumentais: O Museu Nacional da República inaugura nesta sexta-feira (24), às 16h, a exposição da artista Júlia dos Santos Baptista. A mostra, com entrada gratuita, explora o significado dos monumentos de Brasília e apresenta trabalhos criados por alunos de escolas públicas do DF. Fica em cartaz até 23 de novembro.
- Ateliê do MAB: O Museu de Arte de Brasília (MAB) recebe um novo espaço de criação e aprendizado. As primeiras oficinas são conduzidas pelo grafiteiro surdo Odrus, em atividades gratuitas e abertas à comunidade.
- Sarau de Histórias: Neste sábado (25), às 10h, as escritoras Stela Maris e Ivete Valente participam do Sarau de Histórias no Espaço Infantil da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). No domingo (26), no mesmo local, o Clube das Leitoras debate o livro Misery, de Stephen King.
Lazer e transporte gratuito
O programa Lazer Para Todos garante entrada gratuita aos domingos e feriados no Jardim Botânico de Brasília e no Zoológico de Brasília. No Zoológico, há visitas guiadas gratuitas às 9h30 e 14h30 aos domingos.
O benefício Vai de Graça do GDF permite a gratuidade no transporte público (ônibus e metrô) aos domingos e feriados, facilitando o acesso a todas as atrações.

