back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 06:53:50
Publicidade
Publicidade

Cuidados no trânsito do DF com as chuvas

Publicado em:

Repórter: Jeferson Nunes

Notícias relacionadas

Regularização de terras rurais no DF beneficia 780 famílias

O Governo do Distrito Federal (GDF) intensificou o programa...

Brasília Sedia Maior Encontro de Segurança Pública do País

A capital federal é palco da I Conferência Nacional...

Publicadas novas regras para revistas em presídios do DF

O Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) publicou a...

Reforma da Rodoviária do Gama beneficia 50 mil pessoas

Seis meses após sua inauguração, a nova Rodoviária do...
Publicidade

A chegada das chuvas após longos períodos de estiagem costuma gerar um cenário de caos no trânsito do Distrito Federal. A redução da visibilidade, o aumento da pista escorregadia e o surgimento de alagamentos e buracos exigem cautela redobrada de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Magda de Melo Brandão, gerente de Ação Educativa de Trânsito do Detran-DF, reforça a necessidade de atenção máxima: “É um momento em que todos os usuários de trânsito precisam de cautela e cuidado. O cenário de pista molhada aumenta significativamente o risco de acidentes por aquaplanagem e derrapagem.

Manutenção veicular, prioridade máxima de segurança

Para enfrentar as condições adversas, a manutenção preventiva se torna uma etapa fundamental. O motorista deve checar urgentemente:

  • Pneus: Calibragem, alinhamento e estado geral.
  • Freios: Revisão completa, pois são cruciais para a comunicação entre veículos sob chuva.
  • Visibilidade: Substituição imediata de palhetas ressecadas ou danificadas e checagem de faróis e luz de freio.

Magda de Melo Brandão alertou que palhetas ruins prejudicam severamente a capacidade de enxergar, tornando o ato de frear — já tão importante na chuva — ainda mais arriscado.

Ajustes de condução e estratégias anti-risco

A forma como se dirige sob chuva precisa ser adaptada. A principal recomendação é reduzir a velocidade e manter maior distância do veículo que segue à frente.

Para lidar com a pouca visibilidade causada pelo embaçamento, o ideal é acionar o ar-condicionado ou o desembaçador traseiro, ou mesmo abrir levemente os vidros para forçar a circulação do ar. Se a condição visual estiver crítica, a orientação é parar em local seguro até a melhora do tempo.

Atenção aos obstáculos na pista

Motoristas que se depararem com buracos devem evitar frear bruscamente sobre eles, pois isso aumenta o impacto e pode gerar danos ao veículo. A atitude mais segura é reduzir a velocidade gradualmente e segurar firme o controle da direção.

Com relação aos trechos alagados, a recomendação do Detran-DF é, sempre que possível, evitar a travessia. Se for inevitável, o motorista deve reduzir a velocidade, manter o carro engatado em primeira marcha para evitar panes e perda de controle, e, estrategicamente, seguir a trilha deixada por veículos que passaram antes.
Os motociclistas merecem atenção especial: para eles, a melhor decisão é procurar abrigo e só retomar o trajeto quando o tempo estiver firme, dada a maior vulnerabilidade.
O Detran-DF intensificou as blitzes educativas no período, focando em orientar todos os usuários do sistema viário para reforçar a responsabilidade coletiva.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.