back to top
24 C
Brasilia
quarta-feira, 21 janeiro 2026, 13:01:12
Publicidade
Publicidade

William elogia TFFF do Brasil e chama fundo de “passo visionário”

Publicado em:

Reporter: Paulo Andrade

Notícias relacionadas

Seca persiste em SP e ameaça abastecimento no primeiro trimestre

A chuva segue abaixo da média histórica em praticamente...

Cantareira segue em faixa de restrição no início de 2026

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)...

Desmatamento cai em cinco biomas brasileiros

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) consolidou os...

Defeso do caranguejo-uçá em 2026 começa em janeiro

O calendário de defeso do caranguejo-uçá para 2026 já...

Lei de MT volta a vigorar e pressiona Moratória da Soja

Maior produtor de soja do país, Mato Grosso voltou...
Publicidade

O Príncipe William, herdeiro do trono britânico, elogiou a proposta brasileira do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) durante a abertura da Cúpula de Líderes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém, no Pará. Ele classificou a iniciativa, apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como um “passo visionário para a estabilidade climática”.

O Príncipe de Gales destacou que a COP30 e a Amazônia são o palco de um momento privilegiado na história, que exige coragem e compromisso global.

William citou avanços globais em ações climáticas, como o avanço recorde da energia renovável, mas deu destaque à posição do Brasil no cenário internacional.

“Ao redor do mundo, países estão apresentando estratégias, planos de adaptação nacional e investindo em soluções baseadas na natureza. O financiamento climático está crescendo. […] E a proposta do Brasil para o TFFF é um passo visionário para a estabilidade climática,” afirmou o príncipe.

Ele ainda reconheceu que o Brasil se consolidou como um líder em energia renovável e agricultura sustentável desde a Rio 92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento).

Também na Cúpula de Líderes, o vice-primeiro-ministro da China, Ding Xuexiang, elogiou a organização brasileira da COP30 e destacou os compromissos de seu país.

Xuexiang afirmou que a China alcançou conquistas notáveis em suas novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e reforçou os investimentos em energia solar e eólica.

“A China é um país que honra os seus compromissos e está implementando a transição verde em todas as áreas de desenvolvimento social e econômico. Estamos de forma ativa e prudente cortando emissões,” disse o representante chinês.

Ele apresentou três proposições centrais da China: a necessidade de uma transição para a economia verde e de baixo carbono; a tradução efetiva dos compromissos climáticos em ações; e a importância da cooperação e transparência entre todas as nações.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.