O governo federal mobilizou a Caixa Econômica Federal para agilizar a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores afetados pelo tornado devastador que atingiu o Paraná na sexta-feira (7). A informação foi confirmada neste sábado (8) pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, durante visita a Rio Bonito do Iguaçu, município mais atingido.
A medida visa facilitar o acesso ao Saque Calamidade do FGTS, modalidade que permite a retirada de parte do fundo por cotistas que residam em áreas reconhecidas pelo governo federal como afetadas por desastre natural.
“Estamos tomando providências em relação ao FGTS, à liberação do Fundo de Garantia. Conversei com o presidente da Caixa antes de vir pra cá,” disse Gleisi.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também foi acionado para auxiliar os beneficiários e agilizar a concessão de novos benefícios.
Rio Bonito do Iguaçu foi atingida por um tornado F3 com ventos de até 250 km/h, que, segundo a Defesa Civil, comprometeu 90% da infraestrutura urbana. O desastre resultou em seis mortes no estado e mais de 750 feridos.
A ministra afirmou que houve uma coordenação entre os governos municipal, estadual e federal para a reconstrução. Os recursos federais estão disponíveis de imediato para:
- Atendimento Emergencial: Compra de material para feridos (apesar de o estado já estar suprindo a demanda inicial).
- Reconstrução: Apoio para reconstrução de escolas, unidades de saúde e, principalmente, auxílio para reconstrução de moradias.
Em paralelo, a Força Nacional do SUS foi mobilizada para reforçar o atendimento de saúde aos atingidos.
O levantamento preliminar da Defesa Civil aponta que 1 mil pessoas estão desalojadas (abrigadas com parentes ou amigos) e 28 estão desabrigadas. Um abrigo emergencial foi montado em Laranjeiras do Sul.
Para que os atingidos em Rio Bonito do Iguaçu possam receber auxílio, é crucial que façam o cadastro dos danos. O secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira, orientou a população:
“Os cadastros estão sendo feitos no Ginásio do Bugre, então as pessoas devem se deslocar até lá, fazer um cadastro dos danos em seus imóveis para poder receber auxílio.”

