O sistema de patinetes elétricos compartilhados expandiu a cobertura no Distrito Federal e chegou à cidade do Gama neste sábado (8), totalizando dez Regiões Administrativas (RAs) atendidas. O serviço de micromobilidade individual estreou no Gama com 200 patinetes disponíveis em 350 estações virtuais e foco na integração com o transporte coletivo.
O lançamento no Gama, realizado ao lado do Terminal do BRT, reforça a visão da Secretaria de Mobilidade (Semob) sobre o papel do modal.
“O patinete é um modal importantíssimo para a mobilidade urbana, favorecendo os deslocamentos das pessoas na chamada última milha, integrando o uso do equipamento para completar o trajeto até o trabalho, nas áreas comerciais ou mesmo para chegar em casa após o uso do transporte público coletivo,” explicou o secretário Zeno Gonçalves.
Integração com BRT e expansão no DF
A administradora do Gama, Joseane Feitosa, destacou que os patinetes serão posicionados em pontos estratégicos da cidade, facilitando o deslocamento e a conexão com o transporte público. O Gama já possui 36 quilômetros de ciclovias, o que favorece o uso do novo modal.
A expansão do serviço começou em julho, após o credenciamento da empresa JET, e cresceu de forma acelerada na área central de Brasília e no entorno.
O sistema agora abrange:
- Plano Piloto, Cruzeiro, Sudoeste e Águas Claras: Pioneiros na fase experimental.
- Noroeste: Recebeu 180 patinetes.
- Guará: Opera com 258 patinetes e 260 estações virtuais.
- Taguatinga: Opera com 71 patinetes.
- Park Way, Candangolândia e Núcleo Bandeirante: Também contam com o serviço.
Até o final de outubro, o sistema acumulou mais de 949 mil viagens no DF, com destaque para o Plano Piloto (média de 8 mil/mês) e o Parque da Cidade (média de 1.900/mês).

