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sábado, 6 dezembro 2025, 19:45:23
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População negra confia mais no empresariado que no governo

Publicado em:

Reporter: Paulo Andrade

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Uma nova pesquisa sobre o poder de consumo e as percepções da população negra no Brasil revela uma inversão de confiança: o empresariado inspira mais credibilidade nesse grupo (85,3%) do que os governantes (68,7%). O estudo “O Consumo Invisível da Maioria”, dos institutos Akatu, DataRaça e Market Analysis, foi apresentado hoje (10) no Fórum Brasil Diverso 2025.

O levantamento, que ouviu 1 mil pessoas negras de todas as regiões do país, toma como referência o expressivo valor de R$ 1,9 trilhão movimentado anualmente por este grupo populacional.

Desconfiança e sentimento de impotência

A pesquisa identificou um forte sentimento de impotência da população negra diante de consequências diretas do racismo:

  • Violência policial: 22%
  • Falta de oportunidades de trabalho: 20,7%
  • Racismo religioso contra vertentes afrobrasileiras: 19%
  • Apagamento em veículos de comunicação: 17,6%

O presidente do DataRaça, Maurício Pestana, atribuiu a maior confiança nas empresas à clareza das regras corporativas versus o histórico de leis frequentemente burladas no poder público, que gera desconfiança.

Credibilidade nas instituições

No ranking de credibilidade, as organizações não governamentais (31%) e as instituições religiosas (30,7%) lideram, registrando os menores índices de desconfiança (8% e 7,6%, respectivamente).

Em relação aos governos, apenas 12,9% afirmaram depositar muita confiança, contra 24% que expressaram falta de confiança.

Grupos que Mais Confiam no Governo:

Grupo                              Confiança no Governo

Idosos                             76,9%
Jovens                             75,7%
Mulheres                          73,2%

A Classe B se mostrou a mais crítica em relação aos governos, com 37,7% expressando falta de confiança no poder público.

Racismo no consumo: 1 em cada 3 clientes vítimas

O estudo expôs a prevalência do racismo na esfera do consumo. Um em cada três clientes negros (34,8%) foi vítima de discriminação ao contratar um serviço ou comprar um produto no último ano. Em 7 de cada 10 casos, o racismo se manifestou por meio de gestos sutis ou disfarçados, como olhares de julgamento ou abordagens que destoavam do padrão.

Locais com mais atos racistas:

  1. Lojas de roupas, calçados e acessórios: 24,5%
  2. Shoppings: 17%
  3. Supermercados: 16,8%

Por outro lado, os setores de higiene, beleza, vestuário/moda e e-commerce são os que mais têm cativado os brasileiros negros por suas políticas abertas à diversidade.

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