back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 01:29:39
Publicidade
Publicidade

Citroën revela monoposto que levará suas cores na Fórmula E | Citroën

Publicado em:

Notícias relacionadas

VW T-Cross, o SUV mais vendido do Brasil

O ranking de carros mais vendidos no Brasil, na...

Corolla Cross dispara e entra no Top 3 mais vendidos

Carros mais vendidos em agosto — Corolla Cross dispara...

BMW apresenta o iX Flow: o carro que muda de cor com apenas um toque

A BMW divulgou durante apresentação na Consumer Electronics Show...
Publicidade
  • Citroën revela monoposto que levará suas cores na Fórmula E | Citroën

    • A Citroën anuncia o monoposto que vai exibir as cores da marca durante a participação oficial no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E 
    • O carro conta com a experiência da Stellantis Motorsport, que tem uma vasta trajetória na Fórmula E sendo liderada pro Cyril Blais, Chefe de Equipe
    • A equipe conta com dois talentosos pilotos que já tiveram sucesso na Fórmula E: o francês Jean-Éric Vergne e o neozelandês Nick Cassidy
    • A participação marca uma virada estratégica para a Citroën Racing, que continua com a paixão e o compromisso de 60 anos no automobilismo, ao mesmo tempo em que afirma a sua visão de mobilidade ousada, responsável e profundamente inovadora
    • A equipe participará dos testes oficiais a partir de 27 de outubro, em Valência, e estreia dia 6 de dezembro no primeiro e-Prix em São Paulo

    Poissy, 20 de outubro de 2025 – “Estamos muito orgulhosos em estar oficialmente no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. Trazemos a mesma cultura vencedora que permitiu à Citroën ter sucesso sempre que entrou em um novo campeonato, como o Rally Raid, o WRC e o WTCC. O automobilismo é um área que moldou a história e o legado da Citroën por mais de 60 anos. É o coração pulsante da paixão automotiva. Ao ingressar em uma competição 100% elétrica, responsável e comprometida, estamos compartilhando valores fortes e voltados para o futuro. Uma aventura elétrica, inovadora e apaixonante que molda a nossa visão para a mobilidade do futuro. É um formato de competição no coração das cidades, que nos permite chegar a um público jovem e conectado. Oferece uma fonte extraordinária de inspiração tecnológica e uma vitrine internacional para a marca. Por fim, este monoposto chega com uma pintura tricolor, refletindo o nosso orgulho em representar a expertise francesa nas pistas de corrida”, Xavier Chardon, CEO da Citroën.

    01. EXPERTISE A SERVIÇO DA PERFOMANCE

    Um Citroën carregada de watts

    O monoposto GEN3 Evo é uma síntese de potência e eficiência. Mais rápido, mais leve e mais eficiente do que nunca, este carro encarna a visão do automobilismo sustentável: um laboratório de desempenho onde cada quilowatt conta. O seu chassis é ultraleve e rígido. Desenvolvido com base no chassis Spark Racing Technology GEN3, o monoposto possui uma estrutura monocoque de fibra de carbono que atende os mais elevados requisitos de segurança da FIA. Com um peso mínimo de 859kg, incluindo o piloto, ganha em agilidade e eficiência energética, oferecendo uma dinâmica próxima a dos monopostos com motor de combustão, mantendo-se totalmente elétrico. A aceleração é de tirar o fôlego. Sob sua carroceria aerodinâmica, o carro esconde um trem de força elétrico que entrega até 350 kW (aproximadamente 470 cv), permitindo uma aceleração espetacular: de 0 a 100 km/h em apenas 1,86 segundos. A velocidade máxima gira em torno de 320 km/h, tornando o GEN3 Evo o monoposto elétrico mais rápido a competir no campeonato da FIA.

    Uma grande inovação da geração GEN3 é a presença de dois motores elétricos para recuperação de energia recorde. Em situações normais, o motor traseiro fornece propulsão, enquanto o motor dianteiro é dedicado à regeneração de energia. No modo de “Attack”, os dois motores trabalham juntos para transformar o carro num veículo com tração nas quatro rodas. Combinados, podem recuperar até 600 kW de energia durante a frenagem, permitindo reutilizar 50% da energia consumida durante um e-Prix. A energia é armazenada numa bateria de aproximadamente 47 kWh, desenvolvida para oferecer potência instantânea, estabilidade térmica e durabilidade.

    Um monoposto desenvolvido no coração da Stellantis Motorsport

    O monoposto é desenvolvido diretamente no coração da Stellantis Motorsport, em Satory, sob a direção de Jean Marc Finot. O carro se beneficia de quase 11 anos de experiência no campeonato da Fórmula E, com uma expertise única no design, operação e otimização de monopostos 100% elétricos de alto nível. Uma equipe dedicada aplica todo o seu rigor, paixão e conhecimento em corridas no programa de Fórmula E da Citroën.

    Essa expertise, acumulada ao longo de várias temporadas, permite à Stellantis Motorsport dominar o equilíbrio entre potência, eficiência e confiabilidade — três parâmetros essenciais na Fórmula E, onde cada ponto percentual de eficiência energética se traduz em vantagem competitiva. Além do chassi e da carroceria, sua competência abrange todo o trem de força: motores elétricos de alto desempenho (até 350 kW em modo de corrida), inversores e softwares de controle desenvolvidos internamente, sistemas de regeneração de energia com dois motores (dianteiro e traseiro), além de gerenciamento térmico e energético avançado — elementos centrais para o desempenho em pista.

    As lições aprendidas na Fórmula E alimentam diretamente os projetos de mobilidade elétrica de produção: otimização de sistemas de gerenciamento de baterias, eficiência de inversores, recuperação de energia de frenagem e estratégias de software de controle de motor.

    “Fazemos muito mais do que projetar um monoposto: estamos reacendendo a paixão da Citroën em um dos campeonatos mais visionários do mundo. Com quase 11 anos de experiência na Fórmula E, dezenas de engenheiros e técnicos colocam diariamenteseu rigor, expertise em corridas e entusiasmo a serviço da Marca. Essa experiência, adquirida ao longo das temporadas, agora nos permite dominar o equilíbrio essencial entre gestão de potência, eficiência de ponta e confiabilidade, que continua sendo uma base indispensável.”, Jean Marc Finot, Diretor da Stellantis Motorsport.

    Pintura tricolor que eletrifica o design

    À primeira vista, a nova pintura da Citroën para a Fórmula E já define o tom: ousadia, energia e afirmação de identidade. Desenvolvida pelo Centro de Design da Citroën, ela apresenta um degradê de cores que se estende como uma aceleração. Os segmentos seguem o ângulo dos chevrons, como uma sequência de movimentos. O efeito geral é poderoso e altamente gráfico.

    Um vermelho vibrante incendeia a dianteira do monoposto — uma cor que exala paixão, esportividade e herança da Citroën. Essa é a cor assinatura da Citroën, aquela que faz seu coração bater, simbolizando uma marca que nunca deixou de emocionar nas ruas e nas pistas. Em seguida, o olhar percorre a carroceria, guiado por um degradê milimetricamente preciso, trabalhado com a precisão de um ourives. O vermelho se estende e se dissipa em um movimento técnico. O gesto é limpo, controlado e contemporâneo: onde o desempenho encontra elegância.

    O branco imaculado e o azul elétrico assumem o protagonismo, criando uma composição tricolor que a Citroën exibe com orgulho no coração do campeonato de Fórmula E. Três cores, três promessas: paixão, tecnologia, orgulho. Uma clara homenagem à França, ao seu savoir-faire e ao seu espírito de inovação. Esta pintura, ao mesmo tempo ousada e refinada, carrega as cores de um país, o orgulho de uma fabricante e a elegância de uma visão.

    Pilotos excepcionais e um Chefe de equipe experiente

    Dois pilotos talentosos, com ampla experiência na Fórmula E, irão representar a marca na entrada no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

    Jean-Éric Vergne, piloto francês de 35 anos, consolidou-se como uma referência no automobilismo. Ganhou destaque na Fórmula E, tornando-se o primeiro piloto a conquistar dois títulos consecutivos. Sua versatilidade também se estende às corridas de endurance, acumulando experiência e resultados em todas as categorias de circuitos.

    Resumo da carreira:

    • Campeão da Fórmula Campus Francesa e da Fórmula Renault 2.0 em 2008
    • Piloto de Fórmula 1 pela Toro Rosso de 2012 a 2014
    • Estreia na Fórmula E em 2014
    • Bicampeão da Fórmula E
    • Desde 2022: piloto no FIA WEC com a equipe Peugeot Total Energies

    “Estou muito empolgado em me juntar à Citroën na Fórmula E — uma marca francesa tão icônica e histórica. É uma verdadeira honra representar meu país como piloto francês nesta nova equipe. Meu objetivo é trazer toda a minha experiência na Fórmula E para ajudar a Citroën a ter sucesso em sua temporada de estreia. Este novo projeto é uma enorme fonte de motivação para mim. Tenho grande confiança na equipe e acredito que já podemos lutar por pódios e vitórias no próximo ano. Olhando mais adiante, nossa ambição é clara: tornar a equipe Citroën Racing uma das mais bem-sucedidas da nova geração da Fórmula E.”, Jean-Éric Vergne.

    Nick Cassidy, piloto neozelandês de 31 anos, é um dos talentos mais completos de sua geração no automobilismo. Após um início promissor no kart e nos monopostos, brilhou no Japão ao conquistar a “Tríplice Coroa Japonesa” (Super Formula, Super GT e Fórmula 3). Em 2020, ingressou na Fórmula E, onde rapidamente se firmou como um forte candidato ao título, acumulando vitórias e pódios. Após duas temporadas marcantes, juntou-se à equipe Citroën Racing.

    Resumo da carreira:

    • Tricampeão no Japão: Fórmula 3, Super GT e Super Fórmula
    • 3º colocado na temporada 2023-2024 e vice-campeão do Campeonato Mundial de Fórmula E 
    • 2024-2025
    • 11 vitórias e 25 pódios na Fórmula E
    • Experiência no DTM e no FIA WEC paralelamente à carreira em monopostos
    • Considerado um dos pilotos mais completos de sua geração

    “Estou muito feliz por fazer parte do projeto da Citroën na Fórmula E — e por ver uma marca tão icônica ingressando no campeonato. Temos todas as ferramentas e as pessoas certas para construir algo realmente especial nos próximos anos. Também estou muito animado para trabalhar com Jean-Éric Vergne, o único bicampeão da Fórmula E. Ajudar a construir uma nova equipe é um desafio empolgante. Após três ótimas temporadas com o carro Gen3, trarei toda minha experiência para lutar por grandes resultados na 12ª temporada — e para ajudar a estabelecer a Citroën como uma equipe de ponta no futuro”, Nick Cassidy.

    Cyril Blais nomeado chefe de equipe

    Com sólida experiência na Fórmula E, Cyril Blais traz sua expertise técnica e liderança para comandar a organização e impulsionar a ambição da equipe no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. Blais iniciou sua trajetória na categoria como engenheiro de corrida de pilotos renomados como Lucas di Grassi e Maximilian Günther. Gradualmente, avançou para os cargos de Engenheiro-Chefe e Vice-Chefe de Equipe, até assumir sua atual função de Chefe de Equipe na Maserati.

    Reconhecido por sua abordagem colaborativa e capacidade de reunir talentos, Cyril Blais foca na criação de um ambiente de trabalho ideal e uma liderança coletiva. Sua visão estratégica inclui atenção especial em tecnologias de ponta, gestão de energia e uso avançado de simuladores para maximizar o desempenho da equipe nas pistas.

    “Meu objetivo é consolidar as conquistas da equipe e continuar evoluindo no campeonato, valorizando o trabalho e o comprometimento de cada membro da equipe”, Cyril Blais

    02. OS DESAFIOS DE UM NOVO CAPÍTULO PARA A CITROËN

    Inspirando paixão pelo automobilismo e compartilhando valores

    A Citroën vive um momento extraordinário. Após renovar toda a sua gama em apenas dois anos, o retorno ao automobilismo representa mais um passo na construção da identidade da marca, aproximando pessoas e expressando seus valores e ambições. A entrada na Fórmula E será um verdadeiro impulso para a imagem da Citroën. O automobilismo está no coração da paixão automotiva. Ele constrói lendas, consolida a legitimidade das marcas e alcança o grande público. Une colaboradores e a rede de concessionárias em torno de um entusiasmo compartilhado. Demonstra aos clientes o compromisso da marca em desenvolver produtos de alto padrão, transferindo tecnologias da competição para os modelos de produção.

    Para a Citroën, o objetivo é claro: emocionar os entusiastas e preservar os valores humanos e o rigor que moldaram o DNA da marca. A Citroën retorna ao campeonato como equipe oficial, mas nunca abandonou totalmente a competição, oferecendo um kit para que clientes pudessem dar vida ao C3 Rally2 — um carro que, mesmo em 2025, já acumula mais de 95 vitórias e continua a empolgar fãs fiéis à cultura Citroën Racing. A Citroën está entusiasmada em levar essa base de fãs ainda muito ativa para uma nova aventura capaz de despertar o mesmo entusiasmo. O Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E reúne todos os ingredientes para proporcionar fins de semana intensos de corrida e conquistar novos tipos de fãs.

    Citroën: protagonista de uma competição visionária e comprometida

    Esse retorno à competição não acontece em qualquer campeonato, mas sim naquele que é, sem dúvida, o mais visionário, ousado e comprometido. Um campeonato 100% elétrico que simboliza inovação e desenvolvimento sustentável. A Fórmula E é muito mais do que uma competição: é um modelo de responsabilidade social. Ela representa uma visão sustentável do automobilismo, alinhada aos compromissos da Citroën. Competição, ousadia e responsabilidade se unem para impulsionar o progresso e o desejo de fazer a sociedade avançar em benefício do maior número de pessoas.

    Esse campeonato também é uma oportunidade para transferência tecnológica, com benefícios concretos para as futuras gamas de veículos elétricos. Ao reunir fabricantes, engenheiros e pilotos em torno de um objetivo comum — combinar desempenho com respeito ao meio ambiente — a disciplina ilustra o papel impulsionador do esporte na busca por soluções concretas para o futuro. A Fórmula E é, portanto, um laboratório em escala real, onde cada avanço em eficiência energética, gestão de baterias e conectividade contribui diretamente para o desenvolvimento dos veículos elétricos de amanhã. Cada elemento — do motor ao software de gerenciamento da recuperação de energia — serve como campo de testes para as tecnologias elétricas futuras aplicadas à ruas. A Fórmula E continua a cumprir seu papel como vitrine da inovação elétrica.

    Além do desempenho esportivo, a Fórmula E se destaca pelo compromisso concreto com o desenvolvimento sustentável. É o primeiro campeonato global a obter a certificação ISO 20121 por sua gestão responsável de eventos, e e busca desde sua criação uma pegada de carbono neutra. As baterias são recicladas ou reutilizadas, os pneus Hankook são feitos com 35% de materiais reciclados e todas a logística é otimizada para reduzir o impacto ambiental. Aproximadamente metade da energia utilizada nas corridas vem da recuperação. Ao promover uma mobilidade mais limpa e inovações que respeitam o planeta, a Fórmula E simboliza a convergência entre a paixão pelo esporte e a responsabilidade ecológica — valores que ressoam plenamente a visão e os compromissos da Citroën com uma mobilidade sustentável e acessível a todos.

    Uma poderosa alavanca internacional para alcançar novos públicos.

    Com 18 etapas em 12 países, este campeonato possui uma forte dimensão internacional. A participação na Fórmula E permitirá à Citroën fortalecer sua reputação global, especialmente em mercados onde a marca deseja aumentar sua visibilidade. Também oferece à marca uma vitrine poderosa para desenvolver sua imagem e compartilhar seus valores, alcançando públicos que normalmente não são impactados por outras ações.

    A Citroën é uma marca próxima das pessoas, inserida em um campeonato que vai até elas — no coração das cidades ou em suas imediações — com formatos de corrida altamente atrativos. A Citroën é uma marca acessível, comprometida com a democratização da mobilidade. A Fórmula E, com suas corridas urbanas realizadas em grandes metrópoles, compartilha essa mesma ambição: aproximar o automobilismo do público, tornar os eventos acessíveis e criar uma conexão real com os fãs.

    O perfil do público da Fórmula E — mais jovem, mais feminino, mais engajado e mais conectado — está totalmente alinhado com as ambições da Citroën. São segmentos estratégicos para a marca, sensíveis aos valores de inovação, acessibilidade e convivialidade, que a Fórmula E reflete perfeitamente, além de se inspirar em conceitos de estratégia e jogos capazes de atrair um público diferente. Assim, o campeonato torna-se um veículo de inspiração e proximidade, permitindo à marca ampliar seu impacto.

    03. CITROËN SE RECONECTA COM 60 ANOS DE PAIXÃO AUTOMOBILÍSTICA

    A Citroën está se reconectando com o automobilismo, um universo que moldou sua história e seu legado — dos rally raids (5 títulos) ao WRC (8 títulos) e ao WTCC (3 títulos). Sempre que a Citroën entrou em um campeonato, conquistou títulos. É com esse espírito de explorar uma nova competição e a mesma ambição de vencer que a marca chega ao campeonato de Fórmula E, trazendo consigo altos padrões e toda a paixão que move suas equipes e fãs.

    O automobilismo faz parte da cultura e do patrimônio da Citroën. Uma história que começou há mais de 60 anos com a vitória do Citroën ID 19 no Rally de Monte Carlo de 1959 — um carro que também se destacou nos ralis da década de 1960, como nas trilhas marroquinas. Essa trajetória continuou nos anos 1970 com modelos como o SM e o CX.

    A história continua com a grande epopeia dos rally raids. Nos anos 1990, a Citroën brilhou no mais alto nível da com o ZX Rallye Raid, um veículo excepcional desenvolvido pela Citroën Sport para enfrentar os terrenos mais extremos. Combinando robustez, inovação tecnológica e desempenho, o ZX Rallye Raid incorporava o espírito vanguardista da marca. Competindo nos maiores eventos internacionais, rapidamente tornou-se referência, demonstrando a maestria da Citroën na criação de veículos capazes de dominar os desertos mais hostis. Guiado por Guy Fréquelin e por pilotos excepcionais como Ari Vatanen, Pierre Lartigue e Timo Salonen, o ZX Rallye Raid conquistou 36 vitórias entre 1990 e 1997, incluindo quatro edições do Paris-Dakar. Esses sucessos espetaculares garantiram à Citroën um lugar no panteão do automobilismo off-road e abriram caminho para seus futuros triunfos no WRC.

    No início dos anos 2000, a Citroën consolidou-se como nova referência no Campeonato Mundial de Rali (WRC), impulsionada por uma geração de pilotos excepcionais. Tudo começou com Philippe Bugalski, arquiteto das primeiras vitórias da marca no mundial, com o Xsara Kit Car, capaz de superar os poderosos WRCs no asfalto. Essas vitórias ousadas pavimentaram o caminho para a dominação da Citroën no WRC, marcada por uma ascensão meteórica e pela chegada de um jovem alsaciano de talento extraordinário: Sébastien Loeb. Com Loeb ao volante, a Citroën tornou-se lendária: nove títulos mundiais consecutivos de pilotos entre 2004 e 2012 e oito títulos de construtores conquistados com o Xsara, C4 e DS3 WRC. A equipe representava a combinação perfeita de rigor técnico, inovação e instinto de campeão. Mais tarde, outro Sébastien — Ogier — deu continuidade à lenda, trazendo novos sucessos e confirmando a Citroën como um dos fabricantes mais vitoriosos da história do WRC.

    Entre 2014 e 2016, a Citroën fez história no Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC) com um domínio incontestável. Com o C-Elysée WTCC, a marca dos chevrons conquistou três títulos consecutivos de construtores e três títulos consecutivos de pilotos, graças a uma equipe de talentos excepcionais: José María “Pechito” López, Yvan Muller e Sébastien Loeb. Desde o início, a Citroën se destacou pela preparação exemplar, por um carro ultra competitivo e por uma estratégia precisa que lhe permitiu superar a concorrência e acumular vitórias.

    Vale destacar que a Citroën já ofereceu um monoposto em sua história esportiva. Nascido nos anos 1960 da paixão de Maurice Émile Pezous, concessionário Citroën em Albi, o Citroën MEP incorporava o espírito de inovação e acessibilidade tão caro à marca dos chevrons. Projetado como um carro de treinamento monoposto econômico, o MEP utilizava componentes do Ami 6 e do GS para oferecer aos jovens pilotos uma verdadeira plataforma de entrada no automobilismo. Apoiado pela Citroën e pela FFSA, se tornou o carro icônico da Fórmula Bleue, uma categoria dedicada à formação de futuros talentos franceses. Entre 1965 e o final da década de 1970, diversas evoluções — do MEP X1 ao MEP X27 — aperfeiçoaram seu conceito sem jamais trair seu DNA: leveza, engenhosidade e prazer ao dirigir. Em 1966, foi testado por Maurice Trintignant no circuito de Le Mans.

     




      Fonte: Stellantis

  • Newsletter

    - Assine nossa newsletter

    - Receba nossas principais notícias

    Publicidade
    Publicidade

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.