back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 03:34:37
Publicidade
Publicidade

CLDF aprova incorporação de gratificações ao salário dos professores

Publicado em:

Agência CLDF

Notícias relacionadas

CLDF aprova doação de terreno para expansão do STJ

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta...

CLDF Aprova Projeto para Estúdios de Gravação Gratuitos no DF

Músicos do Distrito Federal podem ter acesso facilitado à...

Deputados criticam privatização da rodoviaria e da zona-verde

A proposta do Governo do Distrito Federal (GDF) de...

CLDF homenageia profissionais de superdotação

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoveu uma...

CLDF debate os impactos da violência doméstica na saúde das mulheres

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza audiência...
Publicidade

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, na sessão desta terça-feira (15), o projeto de lei nº 470/2023, que trata da incorporação gradual de duas gratificações ao vencimento básico dos servidores do magistério público do DF. A matéria é fruto de negociação do GDF com o Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) que colocou fim à paralisação da categoria em maio último, quando os trabalhadores ficaram 22 dias em greve. Aprovado em dois turnos e redação final, o PL vai à sanção do governador.

Enviado pelo Executivo em julho, durante o período de recesso legislativo, o projeto prevê a incorporação da Gratificação de Atividade Pedagógica (Gaped) e da Gratificação de Atividade de Suporte Educacional (Gase) em seis parcelas de 5%: outubro de 2023, janeiro de 2024, julho de 2024, janeiro de 2025, julho de 2025 e janeiro de 2026.

As duas gratificações são calculadas na incidência de 30% da remuneração de professores e orientadores educacionais. De acordo com o projeto, concomitantemente à incorporação, os percentuais de ambas serão reduzidos gradualmente; de forma que, em 2026, a Gaped e a Gase serão extintas e estarão completamente incorporadas aos vencimentos.

A aprovação do texto foi comemorada pelos distritais e bastante aplaudida pelos representantes da categoria que acompanhavam a sessão na galeria do plenário.

“É um dia histórico, dia de celebrar o cumprimento de um acordo”, avaliou a deputada Dayse Amarilio (PSB).

O presidente da Casa, Wellington Luiz (MDB), parabenizou o governo pelo envio do projeto, e o deputado Iolando (MDB) completou: “Cumpriu o acordo que fez com a categoria”.

Por sua vez, o deputado Gabriel Magno (PT) destacou ser apenas “uma parte do acordo”: “Ainda tem mais que o governo precisa enviar para esta Casa”.

Já o deputado Fábio Felix (PSOL) ressaltou a importância da mobilização da categoria para a conquista, e o deputado Max Maciel (PSOL) emendou: “Foi uma vitória conquistada nas ruas”.

O deputado federal Prof. Reginaldo Veras (PV) também acompanhou a votação em plenário. O ex-distrital elogiou o empenho da CLDF em prol dos trabalhadores do magistério.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade